Atualidade da viticultura
Vinideas promove curso prático de 'Viticultura Biológica'
Formação está agendada para 6 de dezembro.
Formação está agendada para 6 de dezembro.
Consciente da importância para o setor vitivinícola da diversidade genética da videira em Portugal, a nível económico, social e de conservação do meio ambiente, a PORVID - Associação Portuguesa para a Diversidade da Videira dinamiza, no próximo dia 16 de janeiro, o debate 'A Conservação da variabilidade genética intravarietal da videira e a sustentabilidade do setor vitivinícola'.
Realiza-se no dia 16 de janeiro de 2023, no Instituto Superior de Agronomia (ISA), a conferência ‘A conservação da variabilidade genética intravarietal da videira e a sustentabilidade do setor vitivinícola’.
O ano vitícola revelou-se quente e seco, do inverno ao verão. Os últimos meses do ano passado deram sinais que permitiram, logo à partida, antever uma vindima desafiante e exigente, dentro e fora da adega.
Iniciativa ‘IVDP Data+’, do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), usa técnicas avançadas de inteligência artificial e ciência de dados para o desenvolvimento de ferramentas de controlo e gestão destinados a apoiar a tomada de decisão. Projeto pode significar ganhos de 10 a 15% em vários processos de trabalho.
O programa final do VitiVino 2022 - II Simpósio de Viticultura e IV Colóquio Vitivinícola da APH já está disponível.
Evento decorre a 5 de dezembro.
É a variedade mais conhecida da Dona Uva que também tem uvas com grainha. A maioria da produção fica no mercado nacional “porque os portugueses reconhecem a qualidade das uvas”.
Orondis Ultra garante um controlo eficaz do míldio da videira e do tomateiro, durante todo o ciclo das culturas, a doses muito reduzidas.
Evento decorre a 5 de dezembro.
Na Normandia, um microclima seco e quente numa colina virada para sul permitiu que o Les Arpents du Soleil, a primeira vinha da Normandia, desenvolvesse uma atividade que, com o aquecimento global a intensificar-se, está a inspirar outros produtores a produzir vinhos nesta região fria e chuvosa do noroeste da França. O seu proprietário, Gerard Samson, é agora considerado um visionário, embora em 1995, quando plantou o seu primeiro meio hectare, tenha sido visto como um louco...
Este primeiro ciclo de conferências que marcam o 40.º aniversário da ADVID decorrerão até final de dezembro.
As Declarações de Colheita e Produção são entregues por submissão eletrónica no SIvv, no período de 1 de outubro a 30 de novembro de 2022.
Nos primeiros dias de setembro, a Quinta de Lemos abre as portas a todos aqueles que pretendam viver esta tradição e desfrutar das paisagens vinhateiras únicas desta região.
A Câmara Municipal de Cascais promove mais uma da vindima e convida a população a juntar-se no Mosteiro de Santa Maria do Mar para colher as uvas que serão transformadas em Vinho de Carcavelos.
Foi publicado o Despacho n.º 10348/2022, que aprova a lista de freguesias que constituem as zonas de intervenção prioritárias, bem como a lista de freguesias onde se registou a presença do Scaphoideus titanus Ball., para 2022.
Estima-se que a produção de vinho na campanha 2022/2023 venha a atingir cerca de 6,7 milhões de hectolitros, o que se traduzirá num decréscimo de 9% face à campanha 2021/2022. Previsões foram divulgadas este mês pelo Instituto da Vinha e do Vinho (IVV).
Caminhos Cruzados, Soito Wines, Quinta da Taboadella, Julia Kemper, Quinta de Lemos e Quinta Madre de Água oferecem experiências para viver a tradição única do mundo do vinho: as vindimas.
A Falua acaba de lançar um programa de vindima com a experiência exclusiva da vinha em calhau rolado a pensar em enófilos, curiosos ou turistas que procurem conhecer um terroir emblemático que conta uma história com mais de 400 mil anos. Para além da visita à vinha e à adega, estão disponíveis três tipos de prova comentada com diferentes graus de complexidade.
Conheça a solução tecnológica da Xloora para uma melhor gestão da sua vinha.
A vinha (Vitis vinifera L.) é uma das principais culturas agrícolas em Portugal. O Oídio da videira, causado pelo Erysiphe necator ocorre em todo o mundo e é uma das principais doenças criptogâmicas da cultura.