O Núcleo Tecnológico para a Sustentabilidade Agroalimentar (Nutrir) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo realiza, no próximo dia 14 de junho, nas Termas do Peso, em Melgaço, a Conferência ‘Nutrir Território’.
Este núcleo definiu três áreas prioritárias de intervenção (Território, Viticultura e Recursos Animais) e, ao longo de três anos, em conjunto com diversos agentes particularmente do território, estudou, valorizou e caracterizou recursos, importantes para a dinâmica do conhecimento e do valor da região.
A Conferência, que contará com a presença de investigadores, pensadores e decisores de diferentes origens e competências, irá apresentar os três anos de trabalho realizado pelo Nutrir, assim como definir caminhos, perspetivar estratégias e, em conjunto, pensar num futuro de inovação para o Alto Minho.
As zonas rurais europeias são física, social e culturalmente diversas. A maioria confronta-se com desafios semelhantes, sobretudo com o despovoamento, o envelhecimento e os elevados custos da prestação de serviços públicos.
A (agro)biodiversidade perde-se, o património cultural desaparece, os bens públicos ambientais são postos em causa e surgem novos desafios associados a políticas setoriais. O Alto Minho não é exceção.
O Nutrir é um projeto de transferência de conhecimento na área do agroalimentar, que se preocupa com o desenvolvimento do território do Alto Minho, região de enorme riqueza e diversidade paisagística, mas carente de mais inovação, em particular no setor primário.