Chaparro Agrícola e Industrial, S.L.
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Atualidade do regadio

Cultura do arroz com rega gota-a-gota

20 maio, 2024
Os anos secos são cada vez mais frequentes, o que torna fundamental encontrar alternativas na forma como produzimos culturas com elevadas necessidades hídricas, como é o caso do arroz, que utiliza cerca de 10.000 m3 a 15.000 m3 de água/hectare/ano. Sob pena de, num futuro próximo, ocorrer a diminuição da área cultivada e/ou um elevado custo da mesma, como já acontece em algumas zonas do país.

I Conferência Técnica do Olival reúne especialistas do setor na Universidade de Évora

17 maio, 2024
Com quase 250 inscrições, a I Conferência Técnica do Olival regista um balanço muito positivo, em partilha de conhecimento e networking. O evento promovido pela Revista Agriterra reuniu na Universidade de Évora especialistas em gestão empresarial e sustentável, num debate transformador sobre os principais desafios e oportunidades do setor.

Estudo procura aplicação de microalgas ao tratamento de ETAR

9 maio, 2024
O Departamento de Ciências da Vida (DCV) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), em colaboração com a Algoteca da UC (ACOI), está a estudar a aplicação de microalgas para tratamento de efluentes de estações de tratamento de águas resíduas (ETAR) e geração de biocombustíveis.
Messinagro
Stet

CAP defende criação de uma rede nacional de água

3 abril, 2024
A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) defende a concretização de investimentos nas obras de regadio e em infraestruturas para armazenar e distribuir água, constituindo uma Rede Nacional de Água, que tem que ser prioritária.

Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos apresenta prioridades para valorizar agricultura

18 março, 2024
Nas últimas semanas, a Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos recebeu nas suas instalações alguns dos candidatos a deputados do círculo eleitoral de Beja e, num momento tão crucial para a agricultura portuguesa e para o país, aproveitou a ocasião para apresentar um conjunto de medidas fundamentais para a valorização muito necessária do setor agroalimentar.
Tractores Ibéricos, Lda. - Kubota

Estado hídrico e atividade fisiológica da cv. Cabernet Sauvignon em relação com a frequência de reidratação através de rega gota a gota no vale do rio Douro

28 fevereiro, 2024
A aplicação de rega na vinha torna-se necessária ao longo do verão em muitas zonas de Espanha, na medida em que a reserva hídrica no solo se vai esgotando. O nível de stress hídrico suportado pela videira é um fator determinante da sua resposta fisiológica e, portanto, produtiva e qualitativa. Ao longo do período 2015-2017, em Valladolid, foi estudada a aplicação de quatro regimes hídricos na cv...

Criadas novas medidas para enfrentar a seca no Algarve e no Alentejo

24 janeiro, 2024
No seguimento da 18.ª reunião da Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca e face à situação crítica que se regista no Algarve, a Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca delineou novas medidas de combate à situação no sul do país.

Magos divulga ensaio de produção de arroz com rega gota-a-gota

13 janeiro, 2024
A Magos IS e os seus parceiros do consórcio do ensaio de produção de arroz com rega gota-a-gota, Rivulis, BASF, ADP Fertilizantes e TerraPro, apresentaram recentemente, em Salvaterra de Magos, os resultados obtidos no campo demonstrativo da Agroglobal.

Programa Nacional de Regadios prolongado até 2028

29 dezembro, 2023
Foi aprovada a 25 de dezembro a resolução que prorroga a duração do Programa Nacional de Regadios até 2028, aumentando a ambição através de expansão da área intervencionada, segundo comunicado do Conselho de Ministros.

REVISTAS

Evolya

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    22/05/2024

  • Newsletter Agriterra

    15/05/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial