Chaparro Agrícola e Industrial, S.L.
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Opinião dos profissionais agrícolas

Agritechnica: a locomotiva arranca quatro anos depois

Quatro anos é muito tempo. Mas se se trata de quatro anos em que sofremos uma pandemia global, um ataque militar que levou a uma guerra entre duas potências agrícolas, um aumento desmedido dos preços, taxas de juro em alta, graves dificuldades de produção nas fábricas, os efeitos cada vez mais percetíveis das alterações climáticas... devo continuar?...

Fulvicot
Foto de AJAP condena atrasos e cortes nos apoios aos agricultores

AJAP condena atrasos e cortes nos apoios aos agricultores

A Associação dos Jovens Agricultores de Portugal (AJAP) condena veemente os cortes logo no primeiro ano de implementação do novo quadro de apoio comunitário, PEPAC - Plano Estratégico da Política Agrícola Comum, com reduções de 35% e 25% nas dotações financeiras aos Ecorregimes de Agricultura Biológica e Produção Integrada.

Foto de Os segredos do sucesso da Herdade do Pigeiro

Os segredos do sucesso da Herdade do Pigeiro

Gerida por Luís Bulhão Martins, a Herdade do Pigeiro funde uma tradição familiar de longa data com a modernidade, a par com uma crescente aposta na sustentabilidade – valores partilhados pela BKT, um parceiro fundamental para a empresa portuguesa.

Foto de Agricultores confrontados com cortes significativos nos pagamentos

Agricultores confrontados com cortes significativos nos pagamentos

O Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC) é um documento extenso, denso e tecnicamente muito complexo, que requer muita atenção e detalhe na sua redação, análise, validação e execução. Ao contrário de outras áreas governativas, onde o domínio dos temas setoriais não é crítico, no domínio da agricultura será muito difícil gerir adequadamente a pasta sem um conhecimento profundo dos instrumentos e mecanismos da Política Agrícola Comum...

Pensadas para la industria
Foto de Olival em sebe com novas variedades adaptadas: um caminho de empoderamento

Olival em sebe com novas variedades adaptadas: um caminho de empoderamento

Consegue imaginar Portugal sem olivais na sua paisagem? É praticamente impossível! Há variedades de oliveira que nos povoam há séculos e outras que agora começam a encontrar lugar no nosso país, pela mão da colaboração entre a Agromillora e a Hidro-Ibérica. A paisagem transforma-se, a qualidade melhora e o olival em sebe ganha poder.

Foto de Democratização da agricultura digital, um exemplo do projeto DigiFarm2all

Democratização da agricultura digital, um exemplo do projeto DigiFarm2all

O avanço das tecnologias digitais na agricultura tem transformado a gestão das explorações agrícolas. É preciso incidir na democratização e personalização das amplas soluções disponíveis no mercado, para promover a adoção das tecnologias digitais. Neste sentido, o projeto 'DigiFarm2all: Sustentabilidade e Democratização da Agricultura 4.0' tem como objetivo democratizar a digitalização da agricultura e promover a sua literacia...

Foto de Olival em sebe com novas variedades adaptadas: um caminho de empoderamento

Olival em sebe com novas variedades adaptadas: um caminho de empoderamento

Consegue imaginar Portugal sem olivais na sua paisagem? É praticamente impossível. Há variedades de oliveira que nos povoam há séculos e outras que agora começam a encontrar lugar no nosso país, pela mão da colaboração entre a Agromillora e a Hidro Ibérica. A paisagem transforma-se, a qualidade melhora e o olival em sebe ganha poder.

Foto de Entrevista com Stephanie Wagner, diretora da Ligna

Entrevista com Stephanie Wagner, diretora da Ligna

Digitalização, automação, bioeconomia e construção sustentável são os grandes temas da Ligna 2023, a principal feira mundial para o setor da transformação de madeira. Nesta entrevista, Stephanie Wagner, que recentemente assumiu a direção da feira, relata-nos as dificuldades, oportunidades e desafios que o setor atravessa e conta-nos o que podemos esperar da Ligna deste ano, muito aguardada após quatro anos de interregno imposto pela pandemia...

Foto de Quão longe estamos da meta?

Quão longe estamos da meta?

Ao longo dos últimos anos, a União Europeia (UE) tem procurado dar respostas robustas à emergência climática e ambiental, afirmando a sua ambição em tornar-se o primeiro continente no mundo com um impacto neutro no clima. Estas respostas passam pela sua transformação numa economia moderna e competitiva, mas simultaneamente sustentável na utilização de recursos.

Foto de Agricultura: trilhos do futuro

Agricultura: trilhos do futuro

Artigo de opinião, exclusivo para a revista Agriterra, de Firmino Cordeiro, Diretor Geral da Associação dos Jovens Agricultores de Portugal (AJAP).

Foto de Entrevista a Helena, José e Luís Aniceto, gerentes da S. José Pneus

Entrevista a Helena, José e Luís Aniceto, gerentes da S. José Pneus

A S. José Pneus, importador da BKT para Espanha e Portugal, revela uma evolução contínua nos seus 55 anos de história. Helena, José e Luís Aniceto contam-nos a história da empresa desde a sua origem como especialista na recauchutagem até se tornar, hoje em dia, num poderoso distribuidor de pneus novos.

Foto de Presidência Portuguesa da UE: um desperdício para a PAC

Presidência Portuguesa da UE: um desperdício para a PAC

Portugal assumiu a Presidência da União Europeia (UE). Seria suposto que a oportunidade servisse para demonstrar a 27 países-membros, que a visão do Sul da Europa poderia servir de exemplo e traduzir alguma vantagem para as particularidades da agricultura em Portugal. Infelizmente, dificilmente será assim.

Foto de Entrevista a Eric Hansotia, CEO do Grupo AGCO

Entrevista a Eric Hansotia, CEO do Grupo AGCO

Poucas semanas antes de assumir oficialmente a liderança de uma multinacional com a dimensão e a importância global que tem o Grupo AGCO, Eric Hansotia (51), recebeu a Interempresas Media e, nesta entrevista, respondeu a várias perguntas sobre a sua empresa, a estratégia a seguir com as suas diferentes marcas, a agricultura do futuro e questões específicas sobre o mercado ibérico.

REVISTAS

Chaparro Agrícola e Industrial, S.L.FNA24

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    21/02/2024

  • Newsletter Agriterra

    14/02/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial