Na última edição da Revista Agriterra antes das férias, destaque para as últimas inovações do mercado apresentadas, em junho, em mais uma Feira Nacional de Agricultura. Em reportagem, conheça os produtos e equipamentos lançados por algumas das principais empresas de referência do setor, da produção agroalimentar à maquinaria agrícola, passando pela agricultura regenerativa e por soluções fitossanitárias, compostos orgânicos ou alternativas biológicas.
Conheça, ainda, as iniciativas de duas associações de referência presentes na FNA24, em defesa dos agricultores e a favor da promoção do setor no panorama nacional. A partilha de conhecimento na cadeia agroalimentar revela a maturidade do setor agrícola na dinâmica com que enfrenta os desafios incontornáveis da sustentabilidade e da agricultura 4.0.
A integração de tecnologias avançadas, como IoT, inteligência artificial e big data, aumenta a eficiência e sustentabilidade da produção agrícola, como pode comprovar num dossier de 20 páginas dedicado à ‘Agricultura de Precisão’. Com inúmeras aplicações nas culturas agrícolas, sistemas e técnicas de irrigação, biosoluções de proteção e nutrição, ou em tantas outras áreas, estas tecnologias permitem, sobretudo, caminhar rumo à bioeconomia circular e a um mercado carbono zero. Tema debatido, no início de julho, no VI Fórum Agricultura 4.0., como também pode ler nesta edição.
A não perder, os últimos avanços num subsetor agrícola com potencial em Portugal. Organizada pela TROPS e pelo Grupo Interempresas, a terceira edição da Jornada Técnica do Abacate reuniu os principais intervenientes do setor em Espanha com quase 300 profissionais, que puderam conhecer em primeira-mão soluções inovadoras para responder aos grandes desafios neste cultivo, como a gestão da água.
A Agriterra regressa em outubro, com a informação de referência para os profissionais do setor agrícola. Boas férias e boas leituras.