Chaparro Agrícola e Industrial, S.L.
Informação profissional para a agricultura portuguesa
Ferramenta de apoio à decisão

Syngenta à frente de projeto de armadilhas digitais para monitorização da traça-da-uva

16/05/2024
Em conjunto com dados de previsões meteorológicas, os dados recolhidos pela rede de armadilhas digitais permitem que os utilizadores alinhem as estratégias de controlo com a previsão do tempo.
Imagen

A Syngenta aplicou uma rede de armadilhas digitais para monitorização da praga traça-da-uva (Lobesia botrana), em Setúbal.

A rede de armadilhas digitais está operacional na Península de Setúbal, em colaboração com a Associação de Viticultores do Concelho de Palmela (AVIPE) e os distribuidores locais da Syngenta Agrotaipadas e J. Sobral & Filhos.

Estas armadilhas digitais, integradas na Cropwise, uma plataforma de agricultura digital da Syngenta, contêm câmaras de alta definição que captam imagens da traça-da-uva em tempo real. Através de um algoritmo de inteligência artificial, reconhecem e quantificam a praga, permitindo a contagem remota de insetos e a determinação da evolução da curva de voo da praga, explica a Syngenta em comunicado.

Com base nesses dados, são elaborados e enviados relatórios e gráficos com informação detalhada que ajudam os agricultores a decidir o momento certo para realizar o controlo da praga, facilitando a tomada de medidas preventivas em tempo útil.

Além de acompanhar a dinâmica da população das pragas, integra a previsão meteorológica, para que os utilizadores alinhem as suas estratégias de controlo com as condições meteorológicas previstas.

O projeto é liderado pela Syngenta e contribui ainda para a sustentabilidade do meio ambiente. A rede de armadilhas digitais permite uma utilização mais responsável dos fatores de produção utilizados na cultura, uma vez que é possível otimizar a aplicação de produtos fitofarmacêuticos com base em dados concretos, melhorando a eficácia dos produtos utilizados e minimizando a sua utilização desnecessária.

A Syngenta está a expandir a sua rede de armadilhas digitais a todo o país, para monitorização da traça-da-uva e também da traça-do-olival (Prays Oleae). Alguns dos principais grupos vitícolas do país já estão a utilizar esta ferramenta de apoio à decisão, assim como alguns dos principais grupos de produtores na cultura do olival.

REVISTAS

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    16/10/2024

  • Newsletter Agriterra

    09/10/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial