A iniciativa da B-Rural informa que não obstante o sucesso da campanha “A agricultura evoluiu, só você é que não viu” há ainda trabalho a fazer para promover a realidade rural e a agricultura moderna nos meios urbanos. Desafia também outras organizações a juntar-se à iniciativa.
O caminho para a comunicação dos setores agrícolas e silvícolas está em curso, com mais de uma dezena de associações e confederações a unirem esforços no âmbito do B-Rural, uma iniciativa promovida pela Consulai e cofinanciada pela Comissão Europeia.
Em comunicado a Consulai faz o balanço do último ano de atividades referindo que neste momento os participantes representam cerca de 40 mil agentes do sector e mais de mil milhões de euros de produtos e serviços comercializados. A B-Rural desafia as organizações que ainda não aderiram a juntar-se a esta iniciativa.
A Consulai apresenta-se satisfeita com os resultados da campanha “A agricultura evoluiu, só você é que não viu”, mas o trabalho está longe de estar concluído sendo necessária uma promoção da realidade rural e da agricultura moderna em particular nos meios urbanos.
A B-Rural representa, através das associações e confederações, mais de 40 mil agentes a operar em Portugal, que representam os sectores agrícola e florestal a todos os níveis. No conjunto são mais de 2,7 milhões hectares de produção, e mais de mil milhões de euros de produtos ou serviços comercializados. A B-Rural desafia as organizações que ainda não aderiram a juntar-se a esta iniciativa.
Durante o último ano, a Consulai promoveu o videocast “To B Or Not To B-Rural” que, em seis episódios e com a participação de especialistas em diversas áreas do setor, desmistifica e combate tendências de desinformação sobre o setor da agricultura e da floresta, para a sociedade civil, em particular sobre o vinho, a floresta, a produção animal, os cereais, o olival e as frutas e hortícolas.
Também as novas gerações foram alvo de atenção especial do B-Rural, com a realização de seis protocolos com Associações de Estudantes do Ensino Superior e várias reuniões com Universidades de norte a sul do país. Esta relação com os mais jovens inclui ainda o Desafio Universitário Multidisciplinar B-Rural, no qual participaram estudantes universitários não vinculados às áreas agrícola ou florestal, das áreas de gestão, engenharia, economia, tecnologias da informação, direito, arquitetura, relações internacionais, comunicação, marketing, entre outras.
A Consulai participou também na Feira Nacional da Agricultura, em Santarém, sensibilizando os mais diversos públicos dos setores agrícola e floresta, para a importância da continuidade do B-Rural, com o objetivo de robustecer os resultados alcançados e, com isso, "aumentar e melhorar a notoriedade da agricultura evoluída que é, hoje, uma realidade no nosso país".
Organizações que integram a iniciativa B-Rural