Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a agricultura portuguesa
“A agricultura evoluiu, só você é que não viu”

B-Rural prossegue trabalho de promoção da agricultura e floresta

10/07/2024

A iniciativa da B-Rural informa que não obstante o sucesso da campanha “A agricultura evoluiu, só você é que não viu” há ainda trabalho a fazer para promover a realidade rural e a agricultura moderna nos meios urbanos. Desafia também outras organizações a juntar-se à iniciativa.

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O caminho para a comunicação dos setores agrícolas e silvícolas está em curso, com mais de uma dezena de associações e confederações a unirem esforços no âmbito do B-Rural, uma iniciativa promovida pela Consulai e cofinanciada pela Comissão Europeia.

Em comunicado a Consulai faz o balanço do último ano de atividades referindo que neste momento os participantes representam cerca de 40 mil agentes do sector e mais de mil milhões de euros de produtos e serviços comercializados. A B-Rural desafia as organizações que ainda não aderiram a juntar-se a esta iniciativa.

A Consulai apresenta-se satisfeita com os resultados da campanha “A agricultura evoluiu, só você é que não viu”, mas o trabalho está longe de estar concluído sendo necessária uma promoção da realidade rural e da agricultura moderna em particular nos meios urbanos.

A B-Rural representa, através das associações e confederações, mais de 40 mil agentes a operar em Portugal, que representam os sectores agrícola e florestal a todos os níveis. No conjunto são mais de 2,7 milhões hectares de produção, e mais de mil milhões de euros de produtos ou serviços comercializados. A B-Rural desafia as organizações que ainda não aderiram a juntar-se a esta iniciativa.

Durante o último ano, a Consulai promoveu o videocast “To B Or Not To B-Rural” que, em seis episódios e com a participação de especialistas em diversas áreas do setor, desmistifica e combate tendências de desinformação sobre o setor da agricultura e da floresta, para a sociedade civil, em particular sobre o vinho, a floresta, a produção animal, os cereais, o olival e as frutas e hortícolas.

Também as novas gerações foram alvo de atenção especial do B-Rural, com a realização de seis protocolos com Associações de Estudantes do Ensino Superior e várias reuniões com Universidades de norte a sul do país. Esta relação com os mais jovens inclui ainda o Desafio Universitário Multidisciplinar B-Rural, no qual participaram estudantes universitários não vinculados às áreas agrícola ou florestal, das áreas de gestão, engenharia, economia, tecnologias da informação, direito, arquitetura, relações internacionais, comunicação, marketing, entre outras.

A Consulai participou também na Feira Nacional da Agricultura, em Santarém, sensibilizando os mais diversos públicos dos setores agrícola e floresta, para a importância da continuidade do B-Rural, com o objetivo de robustecer os resultados alcançados e, com isso, "aumentar e melhorar a notoriedade da agricultura evoluída que é, hoje, uma realidade no nosso país".

Organizações que integram a iniciativa B-Rural

  • Alporc – Agrupamento dos Lavradores Criadores de Porco Alentejano;
  • ANPC – Associação Nacional de Proprietários Rurais Gestão Cinegética e Biodiversidade;
  • ANPOC – Associação Nacional de Produtores de Cereais;
  • Anpromis– Associação Nacional dos Produtores de Milho e Sorgo;
  • Anseme – Associação Nacional dos Produtores e Comerciantes de Sementes;
  • CAP – Agricultores de Portugal;
  • Confagri – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal;
  • Crop Life Portugal – Associação da Indústria da Ciência para a Proteção das Plantas;
  • FNOP – Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas;
  • Olivum – Associação de Olivicultores e Lagares de Portugal;
  • Portugal Fresh – Frutas Legumes Flores;
  • Portugal Nuts – Associação de Promoção de Frutos Secos;
  • UNAC – União das Organizações de Agricultores para o Desenvolvimento da Charneca.

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