A primeira Mostra da Uva do Douro (MUD) vai ter lugar no Mercado dos Produtos Durienses em Paços, em Sabrosa, nos próximos dias 21 a 23 de junho. Esta é uma iniciativa inédita na Europa e é organizada pela Associação dos Viticultores Profissionais do Douro (ProDouro), com o apoio da Câmara Municipal de Sabrosa.
O certame pretende, de uma forma original, mudar a forma como se tem vindo a trabalhar no sector, apresentando uma abordagem multifacetada que envolverá viticultores, compradores e entidades públicas ligadas à cultura da vinha.
O principal objetivo será dinamizar a comercialização da uva, promovendo práticas de transparência entre viticultores e compradores que garantam o comércio justo e a sustentabilidade dos viticultores do Douro.
Da programação fazem parte várias palestras, formações e informações de apoio nas várias vertentes do negócio, nomeadamente na aprendizagem de desdobramento da Autorização de Produção (AP) para vários clientes, o custo de produção, o orçamento financeiro, a divulgação e a apresentação de novos produtos para o tratamento da vinha, entre outros temas relevantes.
A participação no evento é dirigida a todos os viticultores que se dedicam exclusivamente à produção de uva registados no IVDP, que gratuitamente devem fazer a sua inscrição (obrigatória).