Chaparro Agrícola e Industrial, S.L.
Informação profissional para a agricultura portuguesa
Cultivar mudanças sustentáveis

Cluster empresarial CIMA agrupa especialistas em agroalimentar

13/05/2024
Os participantes representam mais de 20.000 hectares de culturas de valor acrescentado, desde olival, amendoal, pistácios, vinha e citrinos, entre outras.
Imagen

Ciência, Inovação, Meio Ambiente e Agricultura (CIMA) é o nome do novo cluster empresarial constituído por grandes empresas agrícolas ibéricas unidas por um objetivo comum: aumentar a produtividade das culturas agrícolas e promover a inovação e a sustentabilidade. A primeira reunião do CIMA aconteceu no dia 7 de maio nas instalações de Pago de La Jaraba, em Albacete, Espanha,

No seu conjunto, representam mais de 20.000 hectares de culturas de valor acrescentado, desde olival, amendoal, pistácios, vinha e citrinos, entre outras, comunica a Alltech .

Este cluster empresarial pioneiro reúne as empresas Aggraria, Alboris La Mancha, Bodegas Matarromera, Castillo de Canena, Cortijo de la Reina, Elaia, Eurosemillas, Pago de La Jaraba, Trifolium, Alltech Crop Science e Ideagro para a criação de um projeto de cooperação técnico-científica em eficiência e sustentabilidade.

Desde a fase de preparação do CIMA, no final de 2023, estas empresas já realizaram mais de 3.000 análises.

Objetivos do CIMA

O lançamento desta rede de especialistas faz parte do objetivo da Alltech Crop Science, organização focada na saúde do solo, impulsionada pela ciência, inovação, proteção ambiental e transferência de conhecimento para o setor agrícola, consolidando a missão da Alltech de unir a comunidade agroalimentar para trabalhar em conjunto por um “Planeta de Abundância”.

Na primeira reunião do CIMA foi organizado um dia informativo com o objetivo de dar a conhecer os principais pontos do projeto a todos os membros do cluster e apresentar as linhas de ação para o futuro.

A jornada, inaugurada por Francisco Gálvez, project specialist manager da Alltech Crop Science Europa, e Francisco Fernández, diretor técnico da Pago de La Jaraba e anfitrião do evento, contou com a presença de mais de 40 responsáveis das empresas que integram o cluster.

O setor agrícola está em rápida e significativa transformação, impulsionada por uma série de mudanças em todo o mundo.

Francisco Gálvez destacou a infraestrutura do conhecimento, dados e competências adquiridos pela Alltech Crop Science e pela Ideagro nos últimos 12 anos de trabalho em parceria, com vista à melhoria contínua e a prestar um serviço de assessoria e gestão para que sejam motores de mudança no sentido da competitividade, cooperação, modernização e inovação do setor.

“O aumento da população mundial, a perda de biodiversidade, a disponibilidade limitada de recursos, as alterações climáticas, a segurança alimentar e a degradação dos ecossistemas são fatores que nos afetam hoje e exigem que atuemos para preservar o nosso recurso mais importante, o solo”, afirmou Francisco Gálvez.

Cinco desafios para garantir a sustentabilidade futura da agricultura:

- Parar a degradação e proteger a biodiversidade do solo, a fim de assegurar a sustentabilidade das culturas a longo prazo.

- Melhorar a gestão dos recursos naturais.

- Minimizar o impacto das alterações climáticas.

- Maximizar o potencial das culturas, melhorando a sua saúde e aumentando o seu rendimento.

- Reforçar as estratégias de gestão das terras agrícolas para integrar a conservação das espécies e dos espaços naturais.

“Se formos capazes de conhecer todos os componentes benéficos que coexistem com a planta, podemos alcançar um equilíbrio no microbioma, favorecendo a geração de solos supressivos”, afirmou Agustín Murillo, diretor-geral da Alltech Crop Science Iberia.

REVISTAS

Exployo Vit

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    17/07/2024

  • Newsletter Agriterra

    10/07/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial