A presença do Alvarinho de Monção e Melgaço estende-se desde o vale do Rio Minho e dos seus afluentes, subindo na meia encosta da montanha, ultrapassando os obstáculos do terreno e da altitude. Continua habituado à pouca influência do mar e prefere a amplitude térmica na maturação com dias quentes e noites frias que protegem os aromas e persistência do sabor, retendo a sua frescura. Jovem ou mais adulto, este Vinho Verde preserva o seu carácter ao longo dos anos.
No seu terroir, o Alvarinho criou vários estilos de vinhos, espumantes e aguardentes. A todos emprestou a sua personalidade, conjugada com o saber-fazer das suas gentes. O Alvarinho de Monção e Melgaço faz parte da família alargada e única dos Vinhos Verdes.
Para celebrar o aniversário da sub-região foram preparadas numerosas atividades. A 8 de junho, no âmbito das comemorações do Dia de Monção e Melgaço, as seguintes Quintas encontrar-se-ão de portas abertas: Quinta de Santiago; Quinta das Pereirinhas; Cortinha Velha; Anselmo Mendes - Quinta da Torre; Quinta do Regueiro; Soalheiro.
Haverá também provas no Museu do Alvarinho de Monção dos seguintes produtores: Quinta da Pedra; Quinta do Mascanho; Quinta de Paços; Bagagem Alvarinho; Quinta de Alderiz; Provam.
Já em Melgaço, no Solar do Alvarinho, poderá provar os vinhos dos seguintes produtores: Encosta da Cabana; Valados de Melgaço; Poema e Rebouça
Da programação faz ainda parte uma Masterclass coletiva “Monção e Melgaço, para além da uva” com 14 produtores hoje, 7 de junho, pelas 18 horas, no World Of Wine. É outra das formas de celebração do dia de Monção e Melgaço promovido pela Associação de Produtores de Alvarinho (APA). Inscrições disponíveis AQUI .