Chaparro Agrícola e Industrial, S.L.
Informação profissional para a agricultura portuguesa
Efeméride: 7 de junho

Celebração do dia da sub-região de Monção e Melgaço

07/06/2024
A região vinícola dos vinhos verdes tem uma grande variedade de modos de cultivo, microclima, castas e modos de condução, estando dividida em nove sub-regiões. Monção e Melgaço é uma das sub-regiões.
Imagen
A sub-Região de Monção & Melgaço possui um microclima muito particular e desenvolveu-se à volta da margem sul do rio Minho numa zona de meia encosta. Os vinhos da casta Alvarinho são o seu ex-libris.

A presença do Alvarinho de Monção e Melgaço estende-se desde o vale do Rio Minho e dos seus afluentes, subindo na meia encosta da montanha, ultrapassando os obstáculos do terreno e da altitude. Continua habituado à pouca influência do mar e prefere a amplitude térmica na maturação com dias quentes e noites frias que protegem os aromas e persistência do sabor, retendo a sua frescura. Jovem ou mais adulto, este Vinho Verde preserva o seu carácter ao longo dos anos.

No seu terroir, o Alvarinho criou vários estilos de vinhos, espumantes e aguardentes. A todos emprestou a sua personalidade, conjugada com o saber-fazer das suas gentes. O Alvarinho de Monção e Melgaço faz parte da família alargada e única dos Vinhos Verdes.

Sub-Região em números
Sub-Região em números

Para celebrar o aniversário da sub-região foram preparadas numerosas atividades. A 8 de junho, no âmbito das comemorações do Dia de Monção e Melgaço, as seguintes Quintas encontrar-se-ão de portas abertas: Quinta de Santiago; Quinta das Pereirinhas; Cortinha Velha; Anselmo Mendes - Quinta da Torre; Quinta do Regueiro; Soalheiro.

Haverá também provas no Museu do Alvarinho de Monção dos seguintes produtores: Quinta da Pedra; Quinta do Mascanho; Quinta de Paços; Bagagem Alvarinho; Quinta de Alderiz; Provam.

Já em Melgaço, no Solar do Alvarinho, poderá provar os vinhos dos seguintes produtores: Encosta da Cabana; Valados de Melgaço; Poema e Rebouça

Da programação faz ainda parte uma Masterclass coletiva “Monção e Melgaço, para além da uva” com 14 produtores hoje, 7 de junho, pelas 18 horas, no World Of Wine. É outra das formas de celebração do dia de Monção e Melgaço promovido pela Associação de Produtores de Alvarinho (APA). Inscrições disponíveis AQUI .

Eventos portas abertas
Eventos portas abertas

REVISTAS

Exployo Vit

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    17/07/2024

  • Newsletter Agriterra

    10/07/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial