John Deere regressa à fima com espaço dedicado à tecnologia e digitalização
O espaço de inovação, tecnologia e digitalização terá lugar no âmbito da FIMA, de 10 a 14 de fevereiro, no Pavilhão 9 da Feira de Saragoça.
A FIMA Tech, o espaço dedicado à tecnologia e digitalização do setor agrícola da FIMA 2026, configurou um programa completo de encontros técnicos que reforça o seu posicionamento como ponto de encontro entre a inovação tecnológica e o setor agrícola. O espaço, localizado no Pavilhão 9, acolherá atividades especializadas durante os cinco dias de celebração do evento.
Entre as empresas, entidades e organizações que já confirmaram a sua presença na FIMA Tech encontram-se: Aerofor, Apiux, Campag, Carbon Robotics, Cerea, CMW Robotics, Distelna, E. Survey, Fede, Hi Target, Intrac Geosystems, John Deere, Maceflor, Melmak, Mula, Opttixia, Qianxun Spatial, Sowify, Sunnav e Vector AGR, juntamente com instituições financeiras como o Caixabank. Além disso, o evento contará com a participação de centros tecnológicos como o ITA, universidades como a Universidade de Santiago de Compostela, a Universidade Politécnica da Catalunha e a Escola Politécnica Superior de Huesca, bem como instituições como o ICEX e a Câmara de Comércio de Saragoça.
Uma das atrações deste novo espaço será a John Deere, que confirma a sua participação na FIMA 2026 com um espaço exclusivamente dedicado à tecnologia e à digitalização, marcando o seu regresso à Feira de Saragoça com uma proposta centrada na inovação.
A multinacional norte-americana aproveitará a sua presença na FIMA Tech para comemorar 25 anos de avanços na agricultura de precisão, desde o lançamento do GreenStar até às atuais soluções de pulverização seletiva baseadas em inteligência artificial. Um percurso tecnológico que demonstra como a digitalização contribui hoje para uma produção agrícola mais eficiente, alinhada com os grandes desafios do setor.
O programa da FIMA Tech abrange as principais tendências de transformação digital do setor. Entre as jornadas programadas destacam-se:
Tecnologias de digitalização (10 e 13 de fevereiro, 13:00-14:30 e 12:00-13:30), organizadas pela Universidade Politécnica de Huesca, que oferecerão a perspetiva dos fabricantes de equipamentos sobre a implementação de soluções digitais no campo.
Agro 5.0: Tecnologia, sustentabilidade e resiliência hídrica (12 de fevereiro, 10h00-11h30), uma conferência organizada pela Zinnae que abordará a agricultura do futuro a partir da integração da tecnologia e da sustentabilidade.
Conferências CAMPAG (11 e 12 de fevereiro), que reunirão profissionais para analisar as últimas inovações em maquinaria e tecnologia agrícola.
Além disso, a FIMA 2026 inclui no Pavilhão 7 apresentações técnicas específicas sobre cibersegurança em maquinaria agrícola (11 de fevereiro, 11h00-11h30), regulamentação ISO-Bus (11 de fevereiro, 11h45-12h45), sistemas de pulverização de precisão (12 de fevereiro, 11h00-11h30) e gestão digital de explorações agrícolas (12 de fevereiro, 12h30-14h30 e 15h00-15h45).
Este ecossistema torna a FIMA Tech um espaço onde a robótica, a inteligência artificial, o big data, a IoT e a agricultura de precisão se integram com zonas de exposição, áreas de demonstração e encontros que facilitarão oportunidades de networking setorial.
Embora a FIMA Tech seja especialmente orientada para empresas tecnológicas, fabricantes de maquinaria inteligente, startups, consultoras, centros de investigação, universidades, clusters e instituições públicas, apresenta-se como um espaço aberto a todos os visitantes da FIMA, oferecendo uma visão global e prática de como a tecnologia está a impactar a indústria.
Com a criação da FIMA Tech, a Feria de Zaragoza dá mais um passo no seu papel como plataforma impulsionadora da inovação, reforçando o caráter internacional e estratégico da FIMA como a grande vitrine do setor agroindustrial do sul da Europa.
A Revista Agriterra é Media Partner da FIMA 2026.