O Rural Innovation Challenges iniciou a ‘volta a Portugal’ na defesa dos Territórios Rurais junto das escolas profissionais. A iniciativa arrancou a 29 de janeiro, em Mirandela e Peso da Régua, e a 30 de janeiro, em Marco de Canaveses, e prossegue até ao dia 6 de fevereiro, em Serpa, Cuba, Covilhã, Belmonte, Moimenta da Beira e Peso da Régua.
A AJAP - Associação dos Jovens Agricultores de Portugal iniciou na semana passada, em Mirandela, Peso da Régua e Marco de Canaveses, a ‘volta a Portugal’ para divulgar e dar a conhecer a futuros Jovens Agricultores (JA) e Jovens Empresários Rurais (JER) o que o país agrícola e rural tem para lhes oferecer.
O Rural Innovation Challenges é uma iniciativa conjunta da AJAP e da Caja Rural del Sur (CRSUR) e Federação Nacional das Caixas de Crédito Agrícola Mútuo (Agrimútuo), que decorre no primeiro semestre de cada ano e termina no evento Gala AJAP-Portugal Winners, na reta final de 2026.
Através do Rural Innovation Challenges e da Gala AJAP-Portugal Winners, a AJAP e os seus parceiros pretendem trazer as diferentes potencialidades e as várias oportunidades e desafios dos territórios rurais para a ordem do dia. Como divulga a associação, em comunicado, “é necessário pensar estes territórios como espaços vivos, abertos a ideias inovadoras, empreendedoras, tecnológicas e digitais, onde se possa criar valor. Onde a tradição e o futuro se encontrem e os jovens possuam mais protagonismo e possibilidades claras de investir, porque é preciso rejuvenescer o que está a desaparecer”.
Esta ‘volta a Portugal’ na defesa dos Territórios Rurais da AJAP e parceiros (que se repete todos os anos no primeiro semestre, através de sessões de divulgação e esclarecimento), também dá a conhecer os critérios de candidatura e escrutínio às quatro categorias do Rural Innovation Challenges (Jovem Agricultor, Jovem Empresário Rural, Jovem Talento Agro Rural e Jovem Académico), que irá apurar os 12 vencedores anuais, três por cada categoria.
As sessões decorrem em todos os distritos e alguns concelhos, junto das escolas profissionais (de Agricultura, Desenvolvimento Rural, Turismo, Hotelaria, Desportos de Natureza, entre outros) e ainda nas universidades e escolas superiores (de Agricultura, Turismo, Desenvolvimento Rural, Território, entre outros). Os 12 vencedores serão conhecidos na gala anual AJAP-Portugal Winners.
A primeira ação ocorreu a 29 de janeiro de 2026, na Escola Profissional Agrícola de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Carvalhais/Mirandela, e contou com a presença de Firmino Cordeiro, diretor-geral da AJAP, que explicou à comunidade estudantil o Rural Innovation Challenges, os seus objetivos e categorias e como podem os alunos candidatar-se, para além de abordar as figuras do Jovem Agricultor (JA), do Jovem Empresário Rural (JER) e o setor agrícola em Portugal.
No mesmo dia, a 29 de janeiro, a AJAP esteve na Escola Profissional de Desenvolvimento Rural do Rodo, em Peso da Régua, e a 30 de janeiro, o périplo prosseguiu na Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Marco de Canaveses.
Segundo Firmino Cordeiro, o Rural Innovation Challenges pretende “tornar os territórios rurais mais atrativos aos Jovens Agricultores, aos Jovens Empresários Rurais e aos Empreendedores” e “colocá-los no centro de uma estratégia de regeneração rural, dando-lhes condições para se fixarem, prosperarem e liderarem a próxima geração de inovação agrícola e empreendedora rural”. Além disso, a iniciativa “é também um apelo aos diferentes poderes, local, regional e nacional, mas também à sociedade civil e à comunidade educativa e aos jovens, para que olhem os territórios rurais como uma parte ativa do seu futuro, que está à espera de novas ideias, novos projetos e novos desafios”.
As próximas sessões do Rural Innovation Challenges prosseguem a 2 de fevereiro, na Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa (EPDRS) e, durante a tarde, no concelho de Cuba, no Auditório da Biblioteca Municipal. A 4 de fevereiro o evento irá decorrer na Escola Profissional Agrícola Quinta da Lageosa, na Covilhã, bem como no concelho de Belmonte (Caria). A 6 de fevereiro realiza-se na Escola Profissional de Moimenta da Beira e também em Peso da Régua (na União de Freguesias de Peso da Régua e Godim).