O ClieNFarms é um projeto financiado pela Comissão Europeia, em apoio ao Pacto Ecológico Europeu, que visa o codesenvolvimento e a ampliação em escala de soluções sistémicas localmente relevantes. O seu objetivo é contribuir para o aumento do número de explorações agrícolas europeias sustentáveis, climaticamente neutras e resilientes.
O projeto reúne parceiros de 14 países da União Europeia, incluindo investigadores, agricultores, técnicos de aconselhamento e empresas da cadeia de valor do setor agroalimentar, apostando fortemente na transferência de conhecimento técnico e prático em contexto real. Uma das vias de capacitação do projeto, coordenada pelo instituto Teagasc e envolvendo diversos parceiros do projeto, foi o desenvolvimento de módulos de formação – as microaprendizagens. As microaprendizagens, focadas em diversas temáticas de tecnologias, práticas e soluções sustentáveis, são módulos de formação online de curta duração (aproximadamente dez minutos), desenvolvidos para disponibilizar conhecimento científico e técnico de forma clara, direta e aplicada. Os principais temas de acordo agrupados por sistemas de produção são:
Todos os módulos incluem conteúdos visuais (vídeos, fotografias), informação baseada em evidência científica e ainda questionários interativos, que permitem aos participantes testar e consolidar os conhecimentos adquiridos e compreender a sua aplicação prática em contexto real.
As microaprendizagens do projeto foram desenvolvidas para um público alargado e diversificado, nomeadamente:
A capacitação através de recursos como as microaprendizagens é um passo em frente na transição para uma agricultura mais competitiva, eficiente na utilização e gestão de recursos e mais resiliente ao impacto das alterações climáticas, permitindo aos agricultores aumentarem o seu conhecimento de modo a:
Onde e como aceder às microaprendizagens?
As microaprendizagens estão disponíveis na plataforma Moodle do Teagasc, através do seguinte link: https://bit.ly/Microlearning-ClieNFarms (detalhe: utilizar a opção de login como convidado). Os módulos estão disponíveis em inglês e na língua local do autor que os desenvolveu, assegurando maior relevância regional e proximidade aos agricultores e técnicos.
"O projeto ClieNFarms é Financiado pela União Europeia. As opiniões e pontos de vista expressos são, no entanto, exclusivamente dos autores e não refletem necessariamente os da União Europeia ou da Comissão Europeia. Nem a União Europeia nem a Comissão Europeia podem ser responsabilizadas por eles".