Informação profissional para a agricultura portuguesa
Módulos de formação desenvolvidos no âmbito do projeto ClieNFarms

Uma ferramenta técnica para a transição climática na agricultura

Consulai22/12/2025

O ClieNFarms é um projeto financiado pela Comissão Europeia, em apoio ao Pacto Ecológico Europeu, que visa o codesenvolvimento e a ampliação em escala de soluções sistémicas localmente relevantes. O seu objetivo é contribuir para o aumento do número de explorações agrícolas europeias sustentáveis, climaticamente neutras e resilientes.

Imagen

O projeto reúne parceiros de 14 países da União Europeia, incluindo investigadores, agricultores, técnicos de aconselhamento e empresas da cadeia de valor do setor agroalimentar, apostando fortemente na transferência de conhecimento técnico e prático em contexto real. Uma das vias de capacitação do projeto, coordenada pelo instituto Teagasc e envolvendo diversos parceiros do projeto, foi o desenvolvimento de módulos de formação – as microaprendizagens. As microaprendizagens, focadas em diversas temáticas de tecnologias, práticas e soluções sustentáveis, são módulos de formação online de curta duração (aproximadamente dez minutos), desenvolvidos para disponibilizar conhecimento científico e técnico de forma clara, direta e aplicada. Os principais temas de acordo agrupados por sistemas de produção são:

Produção vegetal

  • Culturas arvenses e especializadas: sequestro de carbono no solo, integração de culturas de cobertura (nomeadamente gramíneas e leguminosas); sistemas agroflorestais; compostagem de resíduos agrícolas; instalação e gestão da entrelinha em culturas permanentes.

Produção animal

  • Bovinos de carne e de leite: implementação de estratégias de mitigação das emissões de metano entérico; otimização da eficiência alimentar através da nutrição e gestão racional da ração; estratégias de maneio, pastoreio e rotação de pastagens; melhoramento genético orientados para a eficiência produtiva e redução de emissões.
  • Suínos: melhoria da gestão alimentar e da eficiência digestiva, processos de digestão anaeróbia;
  • Ovinos e caprinos: otimização da dieta e da gestão da alimentação; seleção de raças e seleção genética para adaptação e produtividade; gestão de pastagens e sistemas de pastoreio rotacional.

Sustentabilidade e gestão da exploração agrícola

  • Adoção de tecnologias de conversão e armazenamento de energia, incluindo processos de pirólise, integração de sistemas fotovoltaicos, utilização de baterias; instalação e gestão de sebes.

Todos os módulos incluem conteúdos visuais (vídeos, fotografias), informação baseada em evidência científica e ainda questionários interativos, que permitem aos participantes testar e consolidar os conhecimentos adquiridos e compreender a sua aplicação prática em contexto real.

A quem se destinam as microaprendizagens?

As microaprendizagens do projeto foram desenvolvidas para um público alargado e diversificado, nomeadamente:

  • Agricultores, que pretendem adotar soluções práticas e que contribuam para a adaptação e mitigação às alterações climáticas;
  • Técnicos de aconselhamento agrícola, que apoiam produtores, sendo ferramentas de apoio ao planeamento sustentável das explorações;
  • Formadores e professores, para enriquecer ações de formação com conteúdos atualizados e cientificamente fundamentados;
  • Interessados no futuro da agricultura sustentável.

A capacitação através de recursos como as microaprendizagens é um passo em frente na transição para uma agricultura mais competitiva, eficiente na utilização e gestão de recursos e mais resiliente ao impacto das alterações climáticas, permitindo aos agricultores aumentarem o seu conhecimento de modo a:

  • Melhorar o desempenho económico da exploração;
  • Promover a saúde animal e sustentabilidade ambiental;
  • Contribuir para a sustentabilidade e resiliência do setor agroalimentar europeu.
Imagen

Onde e como aceder às microaprendizagens?

As microaprendizagens estão disponíveis na plataforma Moodle do Teagasc, através do seguinte link: https://bit.ly/Microlearning-ClieNFarms (detalhe: utilizar a opção de login como convidado). Os módulos estão disponíveis em inglês e na língua local do autor que os desenvolveu, assegurando maior relevância regional e proximidade aos agricultores e técnicos.

"O projeto ClieNFarms é Financiado pela União Europeia. As opiniões e pontos de vista expressos são, no entanto, exclusivamente dos autores e não refletem necessariamente os da União Europeia ou da Comissão Europeia. Nem a União Europeia nem a Comissão Europeia podem ser responsabilizadas por eles".

foto

REVISTAS

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    22/12/2025

  • Newsletter Agriterra

    15/12/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial