Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a agricultura portuguesa
Plataforma online gratuita, roadshow físico e novos conteúdos

AJAP lança Laboratório Vivo da Agricultura 4.1 com foco na comunicação, sustentabilidade e digitalização

03/09/2025

A AJAP – Associação dos Jovens Agricultores de Portugal está a desenvolver o Laboratório Vivo da Agricultura 4.1, um projeto que promove a capacitação e a competitividade dos Jovens Agricultores (JA) e Jovens Empresários Rurais (JER), através da disponibilização gratuita de conteúdos nas áreas da comunicação, sustentabilidade e digitalização.

Imagen

O projeto nasce da vontade de dar continuidade ao trabalho iniciado pelo Laboratório Vivo da Agricultura 4.0. Com uma plataforma online renovada, acessível a partir de qualquer dispositivo, este lançamento inclui novos módulos de capacitação, casos de sucesso e contributos de especialistas de várias áreas. O objetivo é garantir conteúdos práticos e aplicáveis à realidade das explorações agrícolas.

“Hoje, mais do que nunca, os jovens empresários do mundo rural enfrentam desafios que vão além da produção. Há uma necessidade crescente de comunicar bem, de adotar práticas sustentáveis e de incorporar soluções digitais. Com este projeto, queremos que tenham acesso a ferramentas que os ajudem a competir num mercado cada vez mais exigente”, afirma Firmino Cordeiro, diretor-geral da AJAP.

Além da vertente digital, o Laboratório Vivo da Agricultura 4.1 inclui um roadshow presencial que irá percorrer as regiões Norte, Centro e Alentejo. Esta estrutura itinerante traduz fisicamente os princípios da plataforma, promovendo sessões interativas com os públicos-alvo e contribuindo para uma maior proximidade e divulgação.

Será ainda gravado um podcast com episódios dedicados às áreas temáticas em destaque (comunicação, sustentabilidade e digitalização). O projeto contempla também a presença em eventos estratégicos do setor.

“A competitividade agrícola depende hoje da forma como usamos os recursos, da agilidade na gestão e da capacidade de comunicar o valor dos produtos e serviços. Esta plataforma pretende ser uma aliada diária para todos os que fazem da agricultura e dos negócios no mundo rural o seu projeto de vida”, acrescenta Firmino Cordeiro.

A operação Laboratório Vivo da Agricultura 4.1 é apoiada pelo programa COMPETE 2030 – Programa Temático Inovação e Transição Digital, pelo Fundo FEDER, pelo Portugal 2030 e pela União Europeia – Fundos Europeus Mais Próximos de Si.

REVISTAS

CNEMA - Agroglobal 2025

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    01/09/2025

  • Newsletter Agriterra

    28/07/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial