A Maschio Gaspardo tornou-se acionista da Lynx AG LLC, com sede em Churdan, Iowa, especialista em tecnologias de semeadura direta que complementam a sua gama de produtos. Desta forma, impulsiona-se a Maschio Gaspardo USA Inc, uma joint venture com sede em Iowa dedicada ao desenvolvimento e fabricação de semeadoras de precisão de grande formato para o mercado norte-americano.
Com sede em Iowa (EUA), principal estado produtor de milho dos Estados Unidos, esta iniciativa apoia a estratégia de longo prazo previamente anunciada pela Maschio Gaspardo, que procura aprofundar o investimento na América do Norte como região chave para o seu crescimento. A Maschio Gaspardo North America Inc, ativa desde 2004 através da sua filial em DeWitt, Iowa, reforça assim a sua presença numa das zonas mais estratégicas do continente para a agricultura de grande produção.
De acordo com um comunicado, a parceria com a Lynx proporciona acesso direto a capacidades produtivas, conhecimento agronómico e tecnologia profundamente enraizada no ‘Cinturão do Milho’ (corn belt). Fundada em 2013, a Lynx AG é uma fabricante norte-americana com sede em Churdan, Iowa, reconhecida pela sua rápida capacidade de inovação, forte aposta na agricultura de precisão e pelo desenvolvimento da maior máquina de strip-till do mundo: 20 metros de largura, 36 fileiras e um depósito duplo de fertilizante de 24 toneladas, projetada para oferecer grande eficiência em explorações de milho e beterraba sacarina. Este especialista em tecnologias de semeadura direta também possui sua própria exploração experimental para validar, em condições reais de campo, o desempenho agronómico e funcional de seus equipamentos.
Este acordo permite à Maschio Gaspardo ampliar a sua gama de semeadoras de grande porte adaptadas às necessidades da agricultura norte-americana. Irá desenvolver uma nova linha de semeadoras de precisão, integrando como unidade de semeadura principal o Chrono, o sistema de alta velocidade concebido e patenteado pela própria empresa, que incorpora sete patentes mecânicas e eletrónicas, conseguindo uma semeadura precisa mesmo a velocidades superiores a 15 km/h, graças à distribuição pneumática de sementes, à conectividade ISOBUS e a sistemas eletrónicos avançados.
A nova joint venture inicia a sua atividade imediatamente e se concentrará em oferecer soluções práticas e adaptadas às condições agronómicas e operacionais da América do Norte. Os produtos serão comercializados através das redes de distribuição da Maschio Gaspardo e da Lynx.