A Associação Europeia dos Fabricantes de Pneus e Borracha (ETRMA) publicou os números das vendas de pneus de substituição dos seus membros para o segundo trimestre e o primeiro semestre de 2025.
Entre abril e junho, o segmento dos pneus agrícolas prolongou a queda iniciada em janeiro e março. O valor acumulado global é de -5%, ficando abaixo da marca das 400.000 unidades.
“Os acontecimentos do segundo trimestre confirmam a complexidade da conjuntura económica e geopolítica, que continua a minar a confiança do mercado e o investimento. Apenas o segmento das motos e scooters beneficiou de uma diminuição dos volumes não pertencentes ao pool”, afirma Adam McCarthy, secretário-geral da ETRMA.
Uds. x mil |
2º trimestre 2025 | 2º trimestre 2024 | 2º trimestre 2023 | Variação T2 25 vs T2 24 (%) | 1º semestre 2025 | 1º semestre 2024 | 1º semestre 2023 | Variação S1 25 vs S1 24 (%) |
Pneus de consumo (substituição) |
51.609 |
53.625 | 50.442 | -4 |
110.336 |
110.902 |
106.236 |
-1 |
Pneus para camiões e autocarros (substituição) | 2.452 | 2.579 | 2.575 | -5 | 5.148 | 5.377 | 5.583 | -4 |
Pneus agrícolas (substituição) | 180 | 190 | 190 | -5 | 382 | 402 | 392 | -5 |
Pneus para motas (substituição) |
2.803 |
2.747 |
2.562 | +2 |
6.323 |
6.027 | 6.040 | +5 |
Fonte: (Europool ETRMA). Pode haver uma pequena discrepância em relação a dados anteriores devido a correções posteriores.
As tendências registadas no segundo trimestre refletem-se nos resultados do primeiro semestre do ano. No segmento de consumo, uma queda de 4% no segundo trimestre resultou em volumes ligeiramente negativos no primeiro semestre. Tanto no segmento dos pneus para camiões como no dos pneus agrícolas, o segundo trimestre seguiu praticamente a tendência dos primeiros três meses.
“Com exceção do segmento das motos e scooters, os volumes são inferiores aos alcançados no primeiro semestre de 2019 (antes da crise da COVID-19): Consumo -2,8 %, Camiões -14,3 % e Pneus agrícolas -47 %”, conclui McCarthy.