A Adega Cooperativa de Pinhel recebeu no dia 27 de junho, entre as 14h30 e as 18h00, um evento dedicado à inovação tecnológica na viticultura. Organizado pelas entidades TeroMovigo, Food4Sustainability e Universidade da Beira Interior, este Dia de Campo teve lugar no âmbito do projeto Agriculture Innovation using Remote Sensing (AIRS), financiado pelo programa Promove – BPI Fundação ‘la Caixa’.
O AIRS “utiliza inteligência artificial e imagens de satélite para monitorização precisa da saúde das vinhas, promovendo práticas agrícolas mais eficientes e sustentáveis”. Segundo a organização, o programa do evento incluiu apresentações técnicas sobre nutrição e saúde das plantas e sobre imagens de satélite para apoio à decisão, a par da apresentação da Cooperativa de Pinhel. Na componente prática, os visitantes puderam "observar o uso de drones e espectrómetros de folha na vinha demonstrativa, acompanhados por especialistas das entidades organizadoras”.
A organização sublinhou que o Dia de Campo reuniu produtores, técnicos e associações e que o evento “evidencia a transformação da agricultura tradicional através da tecnologia de ponta” e “destaca a inovação tecnológica na viticultura portuguesa”. Este Dia de Campo “representa uma oportunidade única para o setor conhecer e aplicar tecnologias que prometem revolucionar a viticultura em Portugal, alinhando tradição e modernidade para um futuro mais sustentável”.