Chaparro Agrícola e Industrial, S.L.
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Melgaço reforça aposta na inovação agroalimentar com adesão à CVTT 3AR

18/06/2025
A nova estrutura científica e tecnológica pretende valorizar recursos locais e fortalecer a ligação entre território, empresas e conhecimento.
Imagen

O Município de Melgaço anunciou que vai integrar, na qualidade de associado fundador, a Associação Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia 3AR – Agricultura, Ambiente, Alimentação e Recursos, uma estrutura científica e tecnológica privada sem fins lucrativos, que visa dinamizar a inovação e o desenvolvimento sustentável na região do Alto Minho.

A proposta de adesão foi aprovada na última reunião de câmara, mas ainda terá de ser aprovada pela Assembleia Municipal. O município referiu que a mesma traduz-se num passo estratégico no reforço do ecossistema de investigação e transferência de tecnologia de base agroalimentar, com impacto direto na valorização dos recursos endógenos, na sustentabilidade ambiental, na competitividade do tecido económico local e no emprego.

Com sede em Ponte de Lima, a nova entidade integra, além de Melgaço, os Municípios de Ponte de Lima e Ponte da Barca, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho e o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, entre outras entidades públicas e privadas.

A autarquia explica que o CVTT 3AR desenvolverá a sua ação em três eixos fundamentais: alimentação e gastronomia (através do GastroLAB), recursos endógenos (com foco nas raças e variedades autóctones) e território e sustentabilidade (com soluções circulares e estratégias de valorização ambiental e económica dos territórios). O Município de Melgaço irá subscrever 20 unidades de participação, no montante total de 20 mil euros – quantia que, em conjunto com as participações dos restantes associados, permitirá ao CVTT 3AR cobrir os custos de investimento não assegurados por fundos comunitários. A decisão segue agora para apreciação da Assembleia Municipal.

A nova associação articular-se-á de forma próxima com o Hub de Inovação e Transferência de Conhecimento e Tecnologia de Melgaço, reforçando a sua atuação na área da viticultura, com especial destaque para a casta Alvarinho. Estão previstas atividades de Investigação e Desenvolvimento (I&D) aplicadas, capacitação de empresas, ensaios laboratoriais e projectos de co-promoção tecnológica.

De referir que a iniciativa se enquadra nos objetivos da Estratégia Regional de Especialização Inteligente do Norte 2021-2027 (S3NORTE2027) e será um dos pilares da candidatura conjunta ao aviso NORTE2030-2024-86, que disponibiliza um financiamento de 40 milhões de euros para infraestruturas tecnológicas com forte impacto territorial.

Sobre a adesão, Manoel Batista, presidente da Câmara, refere que a mesma “confirma o compromisso de Melgaço com a inovação e com o desenvolvimento sustentável. Ao integrar o CVTT 3AR, o município junta-se a um consórcio que reforça a ligação entre ciência, território e economia, oferecendo novas oportunidades às nossas empresas e valorizando o nosso património natural e produtivo”.

REVISTAS

CNEMA - Agroglobal 2025

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    30/06/2025

  • Newsletter Agriterra

    23/06/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial