As alterações climáticas são identificadas como uma das principais ameaças que o setor agrícola nacional enfrenta, motivo pelo qual a ANPROMIS defende a contratualização do seguro de colheita para o milho Grão e Silagem para a campanha 2025.
Os elevados prejuízos que a tempestade Leslie provocou na zona Centro em 2018, com especial incidência na região do Mondego, “estão ainda na memória de todos nós”, recorda a associação.
Ciente do impacto económico que estes fenómenos extremos podem ter na competitividade económica dos produtores nacionais e considerando a reduzida expressão que os seguros têm na conta de cultura do milho, a Direção da ANPROMIS “recomenda, vivamente”, a contratualização do Seguro de Colheitas tanto para o milho Grão como para o milho Silagem.
Neste contexto, a ANPROMIS realizou no dia 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente, um webinar subordinado ao tema 'As Alterações Climáticas e a cultura do Milho: Principais desafios e ferramentas de apoio à decisão'. O evento foi organizado em colaboração com o CNCACSA.