Chaparro Agrícola e Industrial, S.L.
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Mercado de máquinas e reboques agrícolas em Portugal

09/06/2025
No período acumulado de janeiro a maio de 2025 as matrículas de tratores agrícolas em Portugal registaram uma queda de 31% face ao mesmo período do ano de anterior.
Imagen

Em maio de 2025 o mercado de tratores agrícolas novos em Portugal diminuiu 22,4%, relativamente ao mesmo mês de 2025, tendo sido matriculadas 463 unidades. Em termos acumulados, de janeiro a maio de 2025, foram matriculados 1.862 tratores agrícolas Portugal, o que correspondeu a uma queda de 31% por comparação com o mesmo período do ano de 2024.

Matrículas de Tratores Agrícolas em Portugal

Tratores Agrícolas registam queda homóloga de 22,4%. Origem: IMT | Fonte: ACAP - Associação Automóvel de Portugal

Tratores Agrícolas  registam queda homóloga de 22,4%. Origem: IMT | Fonte: ACAP - Associação Automóvel de Portugal

Numa análise por segmentos verificaram-se, no mês de maio de 2025, quedas homólogas para os três segmentos de tratores: compactos (-8.8%), convencionais (-40.9%) e especiais (8.0%). No período acumulado de janeiro a maio do corrente ano observaram-se também decréscimos em todos os segmentos: compactos (-20.5%), convencionais (-42.2%) e especiais (-29.9%).

Quanto ao mercado de reboques agrícolas novos, em Portugal, verificou-se, em maio de 2025, um crescimento homólogo de 77.6%, com 222 unidades matriculadas.

Já no período acumulado de janeiro a maio de 2025, assistiu-se a um crescimento de 22.1%, tendo sido matriculados 714 reboques.

Importa referir que o peso dos fabricantes nacionais neste mercado é muito importante.

Matrículas de Reboques Agrícolas em Portugal

Reboques Agrícolas apresentam crescimento de 77,6%. Origem: IMT | Fonte: ACAP - Associação Automóvel de Portugal

Reboques Agrícolas apresentam crescimento de 77,6%. Origem: IMT | Fonte: ACAP - Associação Automóvel de Portugal.

Finalmente, o mercado de quadriciclos e de empilhadores telescópicos novos, da categoria europeia T, ou seja, homologados como veículos agrícolas, em Portugal, registou um crescimento homólogo de 34.9%, com 321 unidades a entrar ao serviço.

Em termos acumulados, de janeiro a maio de 2025, foram matriculadas no nosso país 1.162 unidades destas categorias de veículos agrícolas, o que correspondeu a um crescimento homólogo de 9.1%.

Matrículas de Quadriciclos e de Empilhadores Telescópicos, da categoria T, em Portugal

Nota: A categoria europeia T refere-se a veículos agrícolas.

Quadriciclos e Empilhadores Telescópicos, da categoria T, com crescimento de 34,9%. Origem: IMT | Fonte: ACAP - Associação Automóvel de Portugal...

Quadriciclos e Empilhadores Telescópicos, da categoria T, com crescimento de 34,9%. Origem: IMT | Fonte: ACAP - Associação Automóvel de Portugal.

REVISTAS

CNEMA - Agroglobal 2025

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    30/06/2025

  • Newsletter Agriterra

    23/06/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial