A Lemken Iberia estabeleceu-se como um ator importante no mercado espanhol de máquinas agrícolas, combinando tradição e inovação para oferecer soluções eficientes. Com uma direção estratégica centrada no crescimento e na tecnologia, a filial continua a expandir a sua presença na Península Ibérica, apostando na qualidade e no serviço especializado.
Equipamento de preparação do solo e de sementeira da Lemken nas novas instalações da MN Agritechnology em San Esteban de Litera (Huesca).
Com uma história que remonta a 1780, a empresa alemã Lemken soube adaptar-se às mudanças do mercado, consolidando a sua presença na Península Ibérica através de uma filial desde 2012.
O objetivo é reforçar a presença da marca em Espanha e Portugal, otimizando a distribuição e o serviço técnico. Desde então, tem experimentado um crescimento constante, consolidando uma rede de distribuidores e clientes graças à equipa formada por Alberto Piñero e José Antonio Pita, acompanhados por Pedro López na parte técnica. Esta equipa trabalha para oferecer uma atenção personalizada, conselhos técnicos e soluções adaptadas às necessidades do mercado ibérico.
O catálogo inclui equipamentos para a preparação do solo, sementeira e proteção das culturas, com uma forte aposta na tecnologia e na eficácia. Um dos avanços mais recentes da Lemken Ibéria foi a introdução de sistemas de monda mecânica guiados por câmara, uma tecnologia que permite uma maior eficiência na proteção das culturas.
Nestes 13 anos, a Lemken Ibéria tem mantido um crescimento sustentado, com um volume de negócios crescente e uma expansão da rede comercial. “Estamos muito orgulhosos do crescimento nestes 13 anos, multiplicando por quatro o volume de negócios que estava a ser feito antes de implementar a filial Lemken em Espanha e Portugal”.
Alberto Piñero fez estas declarações à Interempresas no passado dia 14 de maio, durante o Open Day organizado pela MN Agritechnology, um dos seus distribuidores mais importantes, nas novas instalações em San Esteban de Litera (Huesca). Durante este dia, aproveitou a oportunidade para entregar um prémio a Josep Nogué, gerente da MN Agritechnology, “pela sua dedicação e excelente serviço com a Lemken.”
Thorsten Rehbaum, 35 anos, é responsável pelo desenvolvimento da Lemken em vários mercados, incluindo Espanha. Entrou para a empresa em 2022 como gestor de produto e, em janeiro passado, completou o seu primeiro ano como gestor de desenvolvimento de mercado.
Durante este tempo, Rehbaum pôde recolher informações sobre o mercado espanhol, do qual destaca a “estabilidade” em comparação com as fortes quedas sofridas por outros, como a Alemanha e a França. “Espanha oferece uma grande margem de crescimento”, sublinha.
Precisamente, a situação delicada que a maioria dos mercados está a atravessar teve um forte impacto nas fábricas. “2024 foi um ano muito difícil para a Lemken”, recorda o executivo. "Sofremos um ataque cibernético, em maio, que nos custou muito dinheiro e várias semanas de paralisação da produção. Hoje, a sensação é um pouco melhor porque a situação está a evoluir positivamente, embora, como vemos nas encomendas, não seja tão boa como era há quatro ou cinco meses. Temos de gerar volume de negócios, o que significa que temos de fabricar máquinas, colocá-las no mercado, nos concessionários e vendê-las."
O cenário “deverá melhorar na segunda metade do ano”, confia Rehbaum. “Teremos a Agritechnica, que é uma boa oportunidade para mostrar novos produtos e projetos em que estamos a trabalhar. O número de feiras em que a Lemken irá participar este ano foi reduzido e a Agritechnica é a mais importante em 2025”, explica.
A ausência de eventos como a Demoagro levará a Lemken Iberia a organizar conferências e testes em diferentes partes de Espanha, para os quais terão o apoio dos seus distribuidores. O objetivo é continuar a crescer e duplicar o volume de negócios num futuro próximo, dando sempre apoio aos distribuidores, “porque só podemos crescer quando eles crescem”.
Rehbaum sublinha o “compromisso permanente da Lemken com a qualidade”. “A inovação é decisiva. Antes centrava-se nos produtos e nos processos de fabrico, agora centra-se na digitalização, na recolha de dados e na gestão de dados.”