O plano inclui investimentos totais de INR 3 500 Crores (400 milhões de dólares), que serão financiados principalmente por fundos internos. Centra-se em três áreas principais: reforço da liderança no sector fora de estrada, expansão do negócio de negro de fumo e entrada em novas categorias de pneus para o mercado indiano.
No segmento de pneus fora de estrada (OHT), a BKT continuará a consolidar a sua liderança global no sector agrícola, enquanto reforça progressivamente a sua posição nos segmentos de rastos de borracha e nos sectores mineiro, industrial e da construção. Na sequência da comercialização oficial dos seus rastos de borracha, o Conselho de Administração aprovou a expansão da unidade de produção especializada, que deverá estar operacional no segundo semestre de 2026. Paralelamente, a empresa continuará a desenvolver a sua gama mineira, apoiada pela sua tecnologia patenteada All-Steel Radial até 57 polegadas, que complementa a gama diagonal existente. Em termos geográficos, os esforços de crescimento centrar-se-ão nas Américas, na Índia e em mercados internacionais selecionados, mantendo uma presença estável na Europa.
Para apoiar esta trajetória, o Conselho de Administração aprovou uma expansão da capacidade de produção de 200.000 para 360.000 toneladas métricas por ano, que inclui o desenvolvimento de negros de fumo avançados.
O lançamento-piloto dos pneus TBR está previsto para o quarto trimestre do exercício de 2025-26, seguido de um aumento gradual da produção, enquanto o lançamento-piloto dos pneus PCR está previsto para o terceiro trimestre do exercício de 2026-27, seguido de um aumento gradual da produção. Prevê-se que estes novos sectores verticais contribuam com cerca de 20% das vendas totais até 2030.
O plano baseia-se numa estrutura industrial integrada e eficiente, que tira partido das infraestruturas e recursos partilhados, das sinergias existentes entre os locais de produção e dos investimentos consolidados na marca. Esta abordagem permitirá à BKT crescer sem comprometer a rentabilidade.
“Com este plano de desenvolvimento, estamos a definir uma visão clara e ambiciosa para o futuro de BKT, com base em fundamentos sólidos, modularidade e crescimento orgânico. Estamos a entrar em novas categorias de produtos com o mesmo enfoque e consistência que nos impulsionaram no espaço fora de estrada, apoiados pela confiança que conquistámos em todo o mundo”, afirma Rajiv Poddar, diretor-geral Conjunto da BKT.
À medida que a BKT inicia esta nova fase de crescimento, a empresa mantém-se empenhada na sua visão a longo prazo no segmento Fora-de-Estrada. O objetivo de alcançar uma quota de mercado global de 10% nos pneus todo-o-terreno até 2030 está no centro da sua estratégia: consolidar a posição da BKT em segmentos de elevado valor e expandir a sua presença em mercados globais estratégicos.
Com um roteiro claro, investimentos direcionados e uma abordagem modular à expansão, a BKT está a posicionar-se para liderar em vários segmentos, mantendo-se fiel aos seus valores fundamentais de fiabilidade, desempenho e parcerias a longo prazo.