Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Luís Mira, administrador do CNEMA

“As biosoluções desempenham um papel fundamental na agricultura"

Gabriela Costa27/05/2025

O Comissário Europeu da Agricultura e Alimentação, Christophe Hansen, visita a Feira a convite da CAP, no âmbito das comemorações do  50ª aniversário da Confederação

A edição deste ano conta com a presença da Comissão Europeia e do Brasil, que reforçam o papel da Feira Nacional de Agricultura como um evento de projeção internacional

Em countdown para o arranque, já no dia 7 de junho, a Feira Nacional de Agricultura dedica-se este ano às biosoluções, "cruciais para o desenvolvimento de práticas mais sustentáveis e eficientes", como revela, em entrevista, Luís Mira, administrador do CNEMA. Aos habituais seminários para os profissionais do setor e Exposição de Maquinaria Agrícola, juntam-se, na FNA 25, lançamentos e demonstrações de equipamentos inovadores e tecnologias como sensores e sondas, sistemas de mapeamento ou drones para análise de culturas. Tudo em prol de uma agricultura "mais sustentável e biológica".

Luís Mira, administrador do CNEMA
Luís Mira, administrador do CNEMA

O que motivou a escolha do tema ‘Biosoluções, um passo em frente na agricultura’ para a edição deste ano da Feira Nacional da Agricultura? Em que medida é premente promover as tendências de sustentabilidade ambiental do setor?

No âmbito das biosoluções a presença de empresas ligadas aos biocombustíveis, energia, biogás, fertilizantes, inseticidas ou fungicidas de base biológica, permitirá aos agricultores e consumidores tomar conhecimento de novas soluções que já são utilizadas diariamente.

O objetivo da escolha do tema deste ano é dar a conhecer esta nova tecnologia, mas também destacar a evolução do setor no desenvolvimento de produtos e tecnologias aplicadas para melhorar a capacidade produtiva dos solos e das culturas, com menor impacto ambiental.

A FNA 25 dá destaque “à evolução do setor no desenvolvimento de produtos e tecnologias que são aplicados para melhorar a saúde, a capacidade dos solos e das culturas, com menor impacto ambiental, nas emissões de gases, na utilização mais eficiente da água e na promoção da biodiversidade”. Que conferências e eventos destaca, no âmbito desta temática?

O Ciclo de Conferências ‘Conversas de Agricultura’ é um ponto de encontro essencial para debater os temas do setor. Especialistas de várias áreas marcam presença em seminários e conferências sobre a atualidade agrícola, que se realizam principalmente durante a semana, destacando-se naturalmente o seminário ‘Biosoluções na Agricultura’, organizado pela CAP, a 9 de junho, a ‘Conferência Internacional sobre Agricultura nos Países do Sul da Europa’, também organizado pela CAP, a 11 de junho, ou o workshop ‘Agricultura Regenerativa’, que a confederação realiza a 11 junho. Realce ainda para a conferência sobre ‘O Futuro dos Jovens Agricultores’, na quinta-feira, 12 de junho.

Imagen

Que outros temas estarão em debate no Programa e quais os momentos da agenda (mostras de equipamentos e maquinaria agrícola, etc.) a não perder?

A FNA 25 atrai vários tipos de público e o programa é de tal modo extenso que os principais pontos de interesse dependerão sempre da perspetiva dos visitantes do setor em que se insere e do motivo de visita. Os profissionais do setor não poderão deixar de assistir aos vários seminários que vão decorrer nos dias úteis, ou a Exposição de Maquinaria Agrícola que está patente na zona exterior.

Na área agroalimentar destacamos o Salão Prazer de Provar, espaço que coloca à disposição dos visitantes vários produtos como azeites, vinhos, queijos, mel, enchidos, doces e frutas, e as várias ações de Cozinha ao Vivo.

No sector agropecuário, relevo para a exposição de diferentes raças autóctones de bovinos, equinos (com a presença de algumas das principais coudelarias nacionais), aves, caprinos, ovinos e suínos, assim como vários Concursos Pecuários.

O cavalo é fundamental na Feira Nacional de Agricultura. No âmbito das atividades equestres, realizam-se diversas iniciativas, como a Jornada do Campeonato Nacional de Equitação do Trabalho (8, 9 e 10 de junho), o 14°Concurso Nacional da Égua Afilhada da Raça Lusitana (10 de junho) ou o 31°Concurso Nacional Oficial de Coudelarias Portuguesas, também a 10 de junho, entre outras.

Que novidades são esperadas na área de Exposições, nomeadamente lançamentos e demonstrações de produtos e tecnologias biológicas (biofertilizantes, biopesticidas, bioestimulantes, etc.)?

A FNA recebe algumas das mais importantes empresas ligadas ao tema da feira, colocando em evidência que as biosoluções desempenham um papel fundamental na agricultura, sendo cruciais para o desenvolvimento de práticas mais sustentáveis e eficientes. A Agenda Mobilizadora InscectERA, a Corteva, a Agrobio, a Repsol, a Floene ou a presença de algumas das ‘Bio – Regiões’ refletem esta realidade.

Durante a feira poderemos também ver equipamentos inovadores que promovem a sustentabilidade, tecnologias como sensores e sondas, sistemas de mapeamento ou drones para análise de culturas, que contribuem para uma agricultura mais sustentável e biológica.

Imagen

Quais as perspetivas da organização para o evento, a nível de expositores, afluência e visitantes internacionais?

Os números, apesar de importantes, não são o nosso maior foco. O objetivo é proporcionar condições para que a Feira Nacional de Agricultura seja um ponto de encontro e um centro de negócios para as empresas que apostam no certame. Os indicadores são positivos e a adesão à feira é um reflexo disso mesmo.

Quanto ao público, o nosso objetivo é que cada visitante tenha uma experiência tão positiva que sinta o desejo de voltar.

Este ano a FNA conta com a presença da Comissão Europeia e do Brasil, que reforçam o papel da Feira Nacional de Agricultura como um evento de projeção internacional.

Que mensagem gostaria de deixar ao setor agrícola que irá marcar presença na FNA?

A agricultura evolui, e a Feira Nacional de Agricultura é um palco para apresentar as mais recentes soluções e tecnologias. A inovação é essencial e necessária para as empresas em todos os setores.

Desejamos aos expositores uma boa feira em contactos e negócios, agradecendo a sua participação na FNA 25.

Aos visitantes, convidamos a explorar a edição deste ano e a aproveitar não só para conhecer o que de melhor se faz no país no setor agroalimentar, mas para que se divirtam num ambiente de festa e ligado ao mundo rural.

FNA 25 – Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo

7 a 15 de junho @ Centro Nacional de Exposições  e Mercados Agrícolas (CNEMA), Santarém

HORÁRIO

7 a 14 junho

NAVE A: 10h00 às 22h30

NAVE B: 10h00 às 22h30

NAVE C: 10h00 às 24h00

ZONA EXTERIOR/EQUIPAMENTOS E MAQUINARIA AGRÍCOLA: 10h00 às 21h00

ATIVIDADES LÚDICAS: 10h00 às 03h00

15 junho

Todo o recinto: 10h00 às 20h00

Mais informações, Programa completo e inscrições em: www.cnema.pt/events/fna-25-feira-nacional-de-agricultura-feira-do-ribatejo/

REVISTAS

Fna25

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    02/06/2025

  • Newsletter Agriterra

    26/05/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial