II Conferência Técnica do Olival
Conferência da Agriterra debate inovações sustentáveis na gestão da água no Olival
A Conferência Técnica do Olival 2025 reuniu em Évora muitas dezenas de profissionais do setor olivícola para um Encontro que contou com a participação de alguns dos maiores especialistas em sustentabilidade e tecnologias para a gestão da água nesta cultura milenar e com futuro. Acompanhe na próxima edição da Revista Agriterra a reportagem completa do evento, cuja temática foi debatida, com grande interesse da assistência, por várias empresas do setor e altos representantes da CCDR Alentejo, EDIA, FENAREG, COTR, MED, Olivum e CEPAAL.
Foi sob o mote ‘O Futuro do Olival: Sustentabilidade e Tecnologia na gestão da água’ que se realizou no dia 23 de abril, no Évora Hotel, a segunda edição do evento de referência da Revista Agriterra para o setor olivícola. Com um total de 167 inscritos, a Conferência analisou as estratégias de sustentabilidade e as tecnologias emergentes na gestão da água no olival, concluindo que a água é primordial para o futuro sustentável de uma das culturas mais enraizadas do nosso País, e que coloca Portugal no top 10 dos produtores mundiais de azeite.
“O olival moderno português está a responder com inovação, tecnologia e sustentabilidade”, sublinhou Roberto Grilo, Vice-Presidente da CCDR Alentejo, que representou o Ministro da Agricultura e Pescas na Sessão de Abertura do evento.
“Mesmo em anos secos Portugal não tem problemas de água, mas precisamos de abastecimento artificial. Nas regiões mediterrâneas a disponibilidade de água é inversa à necessidade”, explicou Pedro Salema, CEO da EDIA e Key-note Speaker da Conferência.
A II Conferência Técnica do Olival reuniu várias dezenas de agricultores, engenheiros agrónomos, técnicos e profissionais do setor, totalizando 167 inscritos.
O conhecimento científico aliou-se à especialização técnica e empresarial na Mesa Redonda ‘A Água como elemento primordial da sustentabilidade no olival moderno’, que juntou Gonçalo Moreira, do Programa de Sustentabilidade de Azeite, José Núncio, da FENAREG, José Muñoz-Rojas e Fátima Baptista, do MED da Universidade de Évora e Carlos Gabirro, CEO da Biostasia.
A partilha de conhecimento e networking gerou valor acrescentado entre os meios académico e científico, técnico e empresarial durante o coffee-break e no cocktail de encerramento.
Os Patrocinadores (Biostasia, Grupo ILC, Methodus Seguros e Syngenta) e Colaboradores (AgroInsider, Balam e Hubel Verde) da II Conferência Técnica do Olival tiveram a oportunidade de expor as suas soluções e serviços agrícolas.
Paralelamente ao evento teve lugar a Exposição de Máquinas, com as participações da Borrego Leonor Alentejo (Kubota) e da J.C PNEUS (LANDINI Portugal).
José Pedro Ribeiro, da ILC - Instrumentos de Laboratório e Científicos, e João Lopes Bilro, da Syngenta Biologicals para Portugal, trouxeram os seus contributos à conferência com Apresentações individuais.
Um painel de especialistas tecnológicos e empresariais analisou a ‘Inovação e tecnologias emergentes ao serviço da gestão da rega do Olival’ na segunda Mesa Redonda do evento, com as participações de Gonçalo Rodrigues, do ISA, Gonçalo Morais Tristão, do COTR, Pedro Rocha, da ‘A Better Way to Grow’ e Fernando Fonseca, da IBK.
Dinamizada no âmbito dos Encontros Profissionais B2B da Induglobal, do Grupo Interempresas, com o suporte técnico da Fakoy, a Conferência Técnica do Olival 2025 contou com a parceria estratégica da Olivum - Associação de Olivicultores e Lagares de Portugal e do CEPAAL - Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo.
A segunda edição do evento foi patrocinada por: Biostasia; Grupo ILC - Instrumentos de Laboratório e Científicos; Methodus Seguros; e Syngenta; e teve a colaboração da AgroInsider; Balam; e Hubel Verde. Foram patrocinadores da Exposição de Máquinas as empresas: Borrego Leonor Alentejo (Kubota) e J.C PNEUS (LANDINI Portugal).
O sucesso da conferência traduz-se numa manhã de partilha de conhecimento e networking que gerou valor acrescentado a todos os participantes através da análise e debate de um tema essencial à sustentabilidade económica e ambiental do setor olivícola: a gestão eficiente da água e as tecnologias de ponta e soluções inovadoras que o setor deve adotar para garantir a sua produtividade de forma estratégica e em harmonia com o Programa ‘Água que Une’.
Acompanhe a Revista Agriterra e consulte em breve os vídeos das várias sessões da II Conferência Técnica do Olival e a reportagem completa do evento.
Vídeo Resumo da II Conferência Técnica do Olival