A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), com a colaboração do Eurodeputado Paulo Nascimento Cabral, vai organizar no próximo dia 14 de maio uma conferência no Parlamento Europeu, em Bruxelas, sob o tema “A Agricultura nos Países do Sul da Europa”.
Como explica a organização, a iniciativa insere-se na deslocação da Direção da CAP a Bruxelas, que decorrerá entre 13 e 15 de maio, para dar cumprimento a uma intensa agenda de contactos institucionais, numa altura em que começa a ser debatidos o próximo Quadro Financeiro Plurianual (QFP 2028-2034) e a reforma da Política Agrícola Comum (PAC).
No programa consta a conferência organizada pela CAP que reunirá Eurodeputados, representantes de Organizações de Agricultores, decisores políticos e especialistas de seis países do sul da União Europeia – Portugal, Espanha, França, Itália, Grécia e Croácia – para debater os desafios sem precedentes que a Agricultura e o Desenvolvimento Rural enfrentam nesta região.
Entre os temas em destaque estarão a escassez de água provocada pelas alterações climáticas, a necessidade modernização dos sistemas de regadio, a distribuição injusta de valor na cadeia alimentar, o êxodo rural, a burocracia excessiva e as pressões do comércio internacional.
O programa das jornadas de trabalho da CAP em Bruxelas contempla ainda uma audiência com o Comissário da Agricultura e Alimentação, Christophe Hansen, além de visitas e reuniões de trabalho no Parlamento Europeu, no CESE – Comité Económico e Social e no COPA – Comité das Organizações Profissionais Agrícolas. Nestes fóruns, o Presidente da CAP, Álvaro Mendonça e Moura, irá defender a importância da preservação da atual arquitetura da PAC, mantendo-a distinta de outros instrumentos comunitários: trata-se da única política verdadeiramente comum da União Europeia, tendo um papel crucial na promoção da sustentabilidade, da competitividade e da segurança alimentar em toda a Europa.
Inserido na comemoração dos 50 anos da Confederação portuguesa, está também agendada uma receção comemorativa na Casa da CAP em Bruxelas.
Dia 13 de maio
• 15.00h | Reunião de preparação das jornadas de trabalho, no Comité Económico e Social Europeu
o Rue Beliard 99\101 Bruxelles
• 16.00h | Visita oficial ao Parlamento Europeu
o Rue Wiertz 60, 1047 Bruxelles
• 17.00h | Reunião com o Eurodeputado Paulo Nascimento Cabral
• 18.30h | Reunião de Trabalho no COPA – Comité das Organizações Profissionais Agrícolas sobre o orçamento da PAC
o Rue de Trèves 61, 1040 Bruxelles
Dia 14 de maio
• 10.00h | Sessão Pública “A importância da Política Agrícola Comum para os países do Sul da Europa”, organizada pela CAP, com a participação das delegações congéneres da Croácia, Espanha, França, Grécia e Itália
o Rue Wiertz 60, 1047 Bruxelles, Sala ANTALL 6Q1
• 16.00h | Reunião com o Comissário da Agricultura e Alimentação, Christophe Hansen
o Sede da Comissão Europeia – Edifício Berlaymont, Rue de La Loi 200, 1049 Bruxelles
• 18.30 | Receção comemorativa dos 50 anos da CAP, na casa da CAP
o Rue Sainte Gertrude 15, 1040 Bruxelles
As Jornadas de Trabalho da Direção da CAP encerram no dia 15 com visita à central Hortofrutícola da BelOrta e a uma exploração leiteira.