23 de abril @ Évora Hotel
É já no dia 23 de abril, em Évora, que alguns dos maiores especialistas em sustentabilidade e tecnologias para a gestão da água no Olival vão debater e partilhar com os profissionais do setor olivícola os grandes desafios e oportunidades dos recursos hídricos que geram valor no processo contínuo de transformação desta cultura. Confirmadas, na II Conferência Técnica do Olival, estão já as presenças de altos representantes da EDIA, FENAREG, COTR, MED, Olivum e CEPAAL, e de várias empresas que se associam, uma vez mais, ao evento de referência da Revista Agriterra para o setor olivícola. Inscreva-se já!
Em countdown para a data de realização do evento, 23 de abril, a organização anuncia a participação de vários especialistas na Conferência dedicada à temática ‘O Futuro do Olival: Sustentabilidade e Tecnologia na gestão da água’, que terá lugar no Évora Hotel, em Évora. Nesta segunda edição o evento analisa a gestão eficiente da água, as inovações tecnológicas e as estratégias de sustentabilidade no olival, com o objetivo de gerar valor acrescentado através da partilha de conhecimento e networking.
O debate transformador sobre a gestão de água no Olival arranca com a intervenção de José Pedro Salema, CEO da EDIA. O key note-speaker do evento vai analisar o ‘Impacto da Estratégia Nacional ‘Água que Une’ na produção de Olival’.
Segue-se a primeira Mesa redonda do encontro de referência da Revista Agriterra para o setor olivícola, num painel (em atualização) que junta o conhecimento científico do MED, Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Évora, com a especialização técnica da FENAREG - Federação Nacional de Regantes de Portugal, pela voz do seu presidente, José Núncio. A sessão, que visa evidenciar ‘A Água como elemento primordial da sustentabilidade no olival moderno’, será moderada por Gonçalo Moreira, Gestor do Programa de Sustentabilidade de Azeite (Olivum).
Ainda antes do Coffee-break, José Pedro Ribeiro, Inside Sales Account Manager Analytica & Industry da ILC - Instrumentos de Laboratório e Científicos, tem a cargo uma apresentação intitulada 'Sustentabilidade e Tecnologia: O Papel dos Equipamentos NIR na Produção de Azeite'.
Na pausa para o café a audiência de dezenas de agricultores, engenheiros agrónomos, técnicos e profissionais do setor poderá assistir à Apresentação da Exposição de Máquinas, com as participações já confirmadas da Borrego Leonor Alentejo e da J.C PNEUS (LANDINI Portugal).
‘O impacto do Alqueva na escassez futura de água para o Olival de regadio’ será o mote para a reflexão de Francisco Gomes da Silva, da Agroges, a partir dos resultados para a cultura do Olival do estudo ‘O olival e o amendoal no EFMA – cenários sobre a disponibilização de água para a rega’, coordenado pelo Sócio Gerente da empresa.
A Syngenta trará de seguida a apresentação da temática ‘Talete: O Valor de cada gota de água’. A Biostasia também dará o seu contributo à Conferência ‘O Futuro do Olival: Sustentabilidade e Tecnologia na gestão da água’, voltando a participar no evento, a exemplo do ano passado.
A finalizar a Conferência Técnica do Olival 2025, um painel de especialistas tecnológicos e empresariais vai reunir-se na Mesa Redonda ‘Inovação e tecnologias emergentes ao serviço da gestão da rega do Olival’, com a moderação de Gonçalo Rodrigues, Professor Auxiliar do Instituto Superior de Agronomia (ISA) da Universidade de Lisboa. O painel, também em atualização, conta com as participações de Gonçalo Morais Tristão, Presidente da Direção | COTR - Centro Operativo e de Tecnologia de Regadio, Centro de Competências para o Regadio Nacional; Pedro Rocha, EU Business Development Irrigation Technologies da ‘A Better Way to Grow’; e Fernando Fonseca, Diretor na IBK.
O networking entre Patrocinadores, Colaboradores, Parceiros e Profissionais do setor está garantido no Cocktail de encerramento do evento.
Depois do sucesso da Conferência realizada no ano passado, na Universidade de Évora, que registou cerca de 250 participantes inscritos, são esperadas dezenas de profissionais do setor no dia 23 de abril, no Évora Hotel, para uma manhã de partilha de conhecimento e networking que promete gerar valor acrescentado a todos os participantes através da análise e debate de um tema essencial à sustentabilidade económica e ambiental do setor olivícola: a gestão eficiente da água e as tecnologias de ponta e soluções inovadoras que o setor deve adotar para garantir a sua produtividade de forma estratégica e em harmonia com o Programa ‘Água que Une’, ponto de partida para a discussão na II Conferência Técnica do Olival.
Dinamizada no âmbito dos Encontros Profissionais B2B da Induglobal, do Grupo Interempresas, com o suporte técnico da Fakoy, a Conferência Técnica do Olival conta com a parceria estratégica da Olivum - Associação de Olivicultores e Lagares de Portugal e do CEPAAL - Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo.
A segunda edição do evento é patrocinada por: Biostásia; Grupo ILC - Instrumentos de Laboratório e Científicos; Methodus Seguros; e Syngenta; e tem a colaboração da Balam e da Hubel Verde. São patrocinadores da Exposição de Máquinas as empresas: Borrego Leonor Alentejo e J.C PNEUS (LANDINI Portugal).
Consulte AQUI o Programa Provisório da II Conferência Técnica do Olival e inscreva-se já!
As Inscrições são gratuitas, mas de registo obrigatório.