Organizada pela Ifema Madrid e Fiera Milano Brasil, a Fruit Attraction São Paulo decorreu no Centro de Convenções São Paulo Expo & Convention Centerm, sendo um evento considerado pela Portugal Fresh como uma plataforma estratégica para promover o setor das frutas e legumes na região.
No stand conjunto da Portugal Fresh, cinco empresas nacionais (Coopval, Ferreira da Silva, Frutas DM, Granfer e Grupo Luís Vicente) procuraram reforçar os atuais negócios e parcerias e explorar novas oportunidades na América do Sul, geografia com elevado potencial de crescimento para as exportações portuguesas de frutas e legumes.
A Portugal Fresh lembra que o Brasil, terceiro maior produtor do mundo e maior mercado da América Latina, é o primeiro mercado para a Pera Rocha e Maçã portuguesas. A Associação acrescenta ainda que, em 2024, foi o 7º mercado mais importante para o setor, com 67 milhões de euros de exportações (dos quais 59 milhões de euros são frutas frescas), o que representa um crescimento de 18% em comparação com o ano anterior. Em quantidade, registou-se também uma subida de 11% nas exportações. Fora da União Europeia, é o 2º mercado mais relevante para as frutas e legumes nacionais, atrás do Reino Unido.
Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh, explica a presença da Associação na feira afirmando que “esta participação na Fruit Attraction São Paulo reforça o nosso compromisso em expandir a presença dos produtos portugueses em mercados com potencial de crescimento. Esta é uma oportunidade única para fortalecer parcerias e abrir novas portas para o setor”. O executivo aponta ainda que a presença na Fruit Attraction São Paulo permite não só a promoção dos produtos nacionais, mas também a criação de oportunidades de negócio e colaborações com parceiros locais e internacionais.