No âmbito da 57ª Feira Internacional da Agricultura Pecuária e Alimentação decorre, no dia 3 de abril, às 14 horas, no Fórum Braga, sala de Congressos (piso 1), o Seminário ‘Os agricultores são ambientalistas’.
Como explica o MAPA, os produtores e agricultores são, por natureza, ambientalistas, pois conhecem e gerem os recursos naturais, garantindo a sustentabilidade dos sistemas, a segurança alimentar e o bem-estar animal. O seu conhecimento multidisciplinar permite-lhes cumprir exigências ambientais e produtivas, tornando-os fundamentais para o equilíbrio entre sustentabilidade e produção.
Com este seminário, o MAPA pretende reforçar essa importância, esclarecendo perceções e promovendo um debate educativo baseado em evidências científicas. Essa partilha de conhecimento visa desmistificar conceitos permitindo a evolução do setor e contribuindo para uma alimentação segura e um mundo mais sustentável.
O programa do evento, além da apresentação do MAPA, conta com uma mesa de debate subordinada ao tema ‘Os agricultores são ambientalistas’. Na mesa estarão nomes como Albano Beja Pereira, professor da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto [FCUP]; Helena Real, secretária-geral da Associação Portuguesa de Nutrição [APN]; Idalino Leão, presidente da Federação Nacional das Uniões de Cooperativas de Leite e Lacticínios [Fenalac]; e Manuel Costa e Silva, presidente Assembleia Geral da Associação Empresarial Hortícola [Horpozim]. O seminário será encerrado pelo ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes.
Mais informações e inscrições no site do MAPA.