A Bobcat também demonstrará como está a trazer as suas tecnologias de ponta para o local de trabalho do futuro. Desde os conceitos de carregadoras autónomas RogueX e RogueX2, o conceito de manipulador telescópico elétrico TL25.60e, máquinas elétricas como as minicarregadoras T7X e S7X e as miniescavadoras elétricas E10e e E19e, os visitantes poderão ver como os desenvolvimentos interessantes estão a passar “dos conceitos para as máquinas dos clientes”.
A nova geração de miniescavadoras de 1-2 t inclui os modelos E16, E17z, E19 e E20z. A gama oferece novos níveis de desempenho e caraterísticas, um aspeto renovado e foi concebida para satisfazer as necessidades específicas dos clientes na região EMEA. Para além disso, a nova geração inclui muitas novas funcionalidades avançadas, anteriormente apenas disponíveis em escavadoras de maiores dimensões.
No coração das novas miniescavadoras de 1-2 t está um grupo motopropulsor de última geração, com um motor robusto e atualizado, perfeitamente integrado com uma nova bomba de alto desempenho sensível à carga, combinada com um sistema hidráulico de centro fechado com partilha de fluxo. Esta combinação sofisticada, normalmente reservada às escavadoras de maiores dimensões, oferece uma capacidade de reação e uma eficiência sem precedentes.
O maior nível de conforto do operador é o resultado da utilização da cabina Fritzmeier, que também é utilizada no popular modelo de miniescavadora Bobcat E60 6 t. Esta cabina oferece uma melhor abertura e fecho das janelas e do para-brisas, redução do ruído e da vibração, bem como caraterísticas de série e opções adicionais. Estas incluem uma função direta para o tanque e um limpa para-brisas intermitente (de série em todas as configurações); uma câmara de visão traseira (opcional para máquinas com ecrã de 7") e uma nova função de pré-instalação de rádio FM/AM/DAB/telefone (de série em algumas especificações).
“Os novos modelos de miniescavadoras 1-2 t baseiam-se no sucesso da geração anterior de máquinas, das quais já foram vendidas mais de 34.000 unidades. Após três anos de desenvolvimento, os novos modelos, que incorporam mais de 500 novos componentes, estarão disponíveis nos mercados da Europa, Médio Oriente e África (EMEA) ainda este ano. Uma equipa de mais de 50 engenheiros e desenhadores tem trabalhado nos novos modelos, com mais de 80 visitas a clientes para recolher informação, e sessões de condução e condução com operadores para validar os protótipos, envolvendo mais de 20.000 horas de trabalho de teste e validação”, disse Robert Husar, diretor da Linha de Produtos Bobcat para a Europa, Médio Oriente e África.