O Concurso Nacional de Azeites de Portugal – que vai na sua 19ª edição - tem como propósito distinguir lotes homogéneos de Azeite Virgem Extra, os Azeites com Denominação de Origem Protegida e os Azeites produzidos em Agricultura Biológica.'As inscrições já abriram e decorrem até 8 de abril.
Este ano, segundo a organização, serão atribuídos os prémios “Melhor do Mercado' aos Azeites comprados diretamente nos lineares do mercado nacional pela organização do Concurso; 'Azeite Virgem Extra Prestígio' ao lote que obtiver a maior pontuação final absoluta; e o 'Prémio Feira Nacional de Agricultura' ao lote com volume igual ou superior a 20.000 litros que obtenha a maior pontuação final absoluta.
O Painel de Provadores Oficial do CNAP é composto pelos melhores oleólogos portugueses e por provadores estrangeiros de referência. Durante dois dias de provas cegas, este grupo de reputados especialistas na análise sensorial de Azeites prova, avalia e pontua os azeites portugueses apresentados a concurso.
Coorganizado pelo Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL) e pelo Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), o Concurso Nacional de Azeites de Portugal tem como missão promover o sector oleícola português e valorizar os azeites e os produtores nacionais, impulsionando o reconhecimento público do que de melhor se faz na olivicultura portuguesa.
O Concurso Nacional de Azeites de Portugal mantém a aposta nos produtores nacionais, constituindo a montra de excelência para os azeites nacionais. Os vencedores serão conhecidos durante a Feira Nacional de Agricultura, em Santarém.
Mais informações no site do concurso.