A iniciativa, criada pela Messe Düsseldorf e pela Interpack, reconhece projectos baseados na redução do desperdício alimentar.
Tomato Jos Farming and Processing Limited ganha prémio Save Food Award 2024
Todos os anos, o concurso de projectos Save Food premeia iniciativas exemplares na luta contra a perda e o desperdício de alimentos. Em 2024, o prémio e um prémio de 10.000 euros foram atribuídos a um projeto na Nigéria que, através da utilização de tecnologia moderna, soluções de embalagem para transporte, programas educativos e acesso direto ao mercado, conseguiu reduzir significativamente as perdas pós-colheita.
A Tomato Jos Farming and Processing Limited trabalha na Nigéria.
Pela segunda vez, a iniciativa Save Food apoia um projeto específico de um dos seus membros no seu concurso anual. Desta vez, a organização vencedora é a Tomato Jos Farming and Processing Limited, que trabalha na Nigéria para melhorar o cultivo, a transformação e a comercialização do tomate.
De acordo com Thomas Dohse, diretor da Interpack e da iniciativa Save Food, “o Tomato Jos demonstrou o potencial gerado pela prestação de apoio abrangente aos intervenientes na cadeia de transformação, embalagem e distribuição. Graças ao seu enfoque em soluções práticas, o projeto foi capaz de reduzir as perdas pós-colheita de tomate em aproximadamente 45%”.
Entre excedentes e importações
A Nigéria é o maior produtor de tomate da África subsariana. No entanto, o país importa anualmente milhões de dólares em produtos de tomate. Isto deve-se ao facto de quase metade da colheita se perder devido à falta de cadeias de frio, ao armazenamento e transporte deficientes e às temperaturas e humidade elevadas. Esta situação afeta especialmente os pequenos agricultores, gerando um grave impacto económico.
Fundada em 2014 por Mira Mehta, a Tomato Jos gere explorações agrícolas, gera emprego e produz a sua própria marca de pasta de tomate em Kaduna. Também oferece programas de formação para ensinar aos pequenos agricultores técnicas agrícolas modernas e fornece sementes, fertilizantes e tecnologia de alta qualidade para melhorar a produção. Um sistema de crédito inovador facilita o arranque de explorações agrícolas produtivas e reforça a autonomia financeira dos agricultores. “Entre outras coisas, fornecemos informações sobre a altura ideal para a colheita e sobre as melhores práticas de seleção e embalagem dos tomates”, explica Mira Mehta.
O papel da embalagem na redução das perdas
Um dos elementos-chave para o sucesso do Tomato Jos foi a introdução de caixas de grande capacidade para o transporte de tomates. Este tipo de embalagem reduz significativamente os danos em comparação com os cestos de tecido tradicionalmente utilizados. Para além de proteger os frutos durante o transporte, o design uniforme facilita o empilhamento, otimizando o espaço nos camiões e reduzindo os custos logísticos. A formação adicional do pessoal de transporte também teve um impacto positivo no manuseamento dos produtos.
Perspetivas para 2025
Graças ao prémio Save Food, a Tomato Jos poderá expandir as suas atividades, investindo em programas educativos sobre o controlo de pragas, novas variedades de tomate e sistemas de embalagem melhorados. “Este reconhecimento servirá de trampolim para que milhares de agricultores beneficiem e otimizem as suas colheitas”, afirma Mehta.
O anúncio do prémio Save Food 2024 teve lugar em dezembro durante o evento pacprocess MEA no Cairo, organizado pela interpack alliance. O júri era composto por representantes da Organização Mundial de Embalagem (WPO), da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) e da Messe Düsseldorf/Interpack.