Avanço contínuo da tecnologia e uma maior atenção à sustentabilidade e à proteção das culturas. Temas que vão influenciar a agricultura e principalmente a indústria dos pneus premium, prevê a BKT.
O fabricante líder de pneus off-highway analisou no final de 2024 as principais tendências que, segundo a empresa, irão moldar o futuro dos pneus agrícolas, correspondendo às expectativas dos principais fabricantes de tratores e máquinas agrícolas.
Sustentabilidade e materiais sustentáveis do ponto de vista ambiental. A indústria está a voltar-se cada vez mais para materiais biodegradáveis ou reciclados, tornando a sustentabilidade uma prioridade para o equipamento de origem. Em resposta a esta tendência, os fabricantes de pneus concentrar-se-ão mais na utilização de materiais como a borracha natural ou compostos reciclados para reduzir a pegada ambiental. Além disso, o design dos pneus será concebido tendo em conta a melhoria da eficiência do combustível - e, por conseguinte, a redução das emissões.
Pneus inteligentes e integração da IoT. Os pneus da próxima geração integrarão gradualmente sensores IoT para comunicação em tempo real de dados de pressão, desgaste e desempenho, evitando também intervenções de manutenção para reduzir o tempo de inatividade. Além disso, os sensores serão capazes de fornecer informações relevantes sobre as condições do solo, a temperatura e a carga, com vista a otimizar o desempenho global e os rendimentos agrícolas.
Resistência e durabilidade. A crescente complexidade operacional exige soluções cada vez mais fortes e duradouras. É por isso que os compostos, o design do piso e as paredes laterais serão otimizados para melhorar o ciclo de vida do produto e aumentar a sua adequação às práticas tradicionais e modernas.
Técnicas avançadas de fabrico. Também no que respeita à produção, assistiremos ao avanço de técnicas de ponta, como a impressão 3D, que aceleraria consideravelmente o tempo de lançamento de um pneu no mercado, aumentando simultaneamente a sua personalização e satisfazendo assim as necessidades específicas de cada operador de forma direcionada.
Personalização e adaptabilidade. É muito provável que, no futuro, venhamos a assistir a uma flexibilidade e modularidade crescentes dos pneus, que conseguirão ajustar facilmente as suas características de acordo com a estação do ano, o tipo de aplicação e as condições do terreno. Os pneus híbridos também ganharão terreno e serão capazes de lidar com uma vasta gama de tarefas agrícolas, conduzindo a uma maior versatilidade.