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Atualmente os robôs já se encarregam da colheita das uvas

igus17/02/2025
A CH Engineering GmbH produz veículos compactos para colheita de uvas com calhas articuladas da igus.
O veículo compacto para vindimar da CH engineering GmbH utiliza as robustas calhas articuladas em plástico de elevada performance da igus...
O veículo compacto para vindimar da CH engineering GmbH utiliza as robustas calhas articuladas em plástico de elevada performance da igus, que funcionam de forma fiável mesmo sob condições difíceis, minimizando o trabalho de manutenção para os produtores vinícolas. (Fonte: igus GmbH)

Quer esteja a visitar um mercado de Natal com os amigos ou a desfrutar da ceia de Natal com a família, um bom vinho é essencial. Para oferecer às pessoas esta bebida, mesmo em tempos de escassez de mão de obra, os viticultores têm de recorrer cada vez mais à automação durante a vindima. No entanto, as encostas com um declive de 75% e as filas estreitas de vinhas eram anteriormente consideradas impossíveis de automatizar. A empresa alemã CH engineering GmbH desenvolveu um veículo de colheita particularmente compacto precisamente para esta área de aplicação. Utiliza as calhas articuladas robustas, em plástico de elevada performance da igus para funcionar de forma fiável, mesmo sob condições difíceis, minimizando os trabalhos de manutenção para os produtores de vinho.

A base do vindimador é o veículo chamado UT110evo. Com uma largura de 1,32 m, um comprimento de 3,2 m e um peso de 2,7t, é suficientemente leve e compacto para ser transportado num reboque de um trator. Isto significa que também pode ser utilizado em vinhas com acessos muito estreitos. Depois de chegar ao destino, uma rampa na parte lateral do reboque rebate e o veículo passa por cima dela em direção à fileira das videiras. Um cabo liga o veículo ao reboque e suporta-o com uma força de tração de 1,5t, permitindo-lhe suportar gradientes até 75%. Nestes locais extremos, os condutores podem alinhar o ângulo dos seus bancos com o horizonte para reduzir a tensão sobre o corpo.

Os motion plastics reduzem os custos de manutenção

Uma das principais conquistas dos engenheiros foi o desenvolvimento de um veículo que pode resistir às condições adversas das vinhas durante muito tempo, minimizando o trabalho de manutenção para os produtores do vinho. A chave do sucesso: uma escolha criteriosa dos componentes. Entre outras coisas, os engenheiros optaram por uma calha articulada articulada em plástico de elevada performance da igus para guiar os cabos elétricos e as mangueiras hidráulicas do veículo até à cabeça de colheita. As calhas articuladas não só evitam que os cabos se dobrem e encravem, como também eliminam o risco de ficarem presos nas videiras. “Também ajudam a aumentar a longevidade das máquinas”, diz Jörg Ottersbach, diretor da Unidade de Negócio de Calhas Articuladas na igus. “As nossas calhas porta-cabos articuladas são feitas em polímeros de elevada performance, resistentes corrosão, à radiação UV e a químicos. Isto significa que conservam as suas especificações mecânicas durante anos, sem necessidade de manutenção.” Os engenheiros também substituíram os clássicos rolamentos metálicos. No passado, os rolamentos de esferas eram constantemente danificados pelo mosto das uvas que, apesar da lubrificação diária, duravam apenas uma estação e depois tinham de ser substituídos. É por esse motivo que agora estão a ser utilizados os casquilhos em polímeros da igus. São resistente à corrosão, robustos e não requerem qualquer lubrificação adicional, uma vez que os lubrificantes sólidos integrados no material permitem um funcionamento a seco com baixo atrito.

Vibração das videiras através da unidade agitadora

Outro peça da solução é a Steep Slope Harvester CH 500, um acessório que pode ser ligado à zona de carregamento frontal do veículo de lagartas em 30 minutos, utilizando seis parafusos. Parece um quebra-nozes de grandes dimensões: dois braços móveis, ligados no topo da máquina, que abraçam as videiras. No interior destes braços existem hastes de agitação que fazem a videira vibrar até 620 movimentos por minuto sacudindo as uvas. Um sistema de recolha sob a agitadora apanha as uvas e transporta-as para um recipiente de recolha através de um sistema de transporte. A máquina de vindimar desloca-se pela vinha a uma velocidade até 4,5 km/h, significativamente mais rápido do que qualquer vindimador humano. No regresso, alcança velocidades até 9 km/h, com o apoio do cabo guincho. De volta ao reboque, esvazia-se o contentor e posiciona-se o veículo para a fileira seguinte, até que toda a vindima tenha terminado.

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