O acordo foi anunciado em 22 de julho do ano passado e foi concluído cerca de seis meses depois. A Yokohama Rubber concluiu a aquisição do negócio de pneus OTR (extra-rodoviários) da Goodyear a 4 de fevereiro.
A Goodyear registou vendas de 678 milhões de dólares no exercício de 2023 com a atividade OTR, que emprega cerca de 500 pessoas.
O negócio é um investimento estratégico com o objetivo de alcançar o “Crescimento Hockey Stick” durante a Yokohama Transformation 2026 (YX2026), o plano de gestão a médio prazo da empresa para os anos fiscais de 2024-2026, afirmou a empresa num comunicado. Para além de uma vasta gama de pneus para máquinas de exploração mineira e de construção, com diâmetros que vão desde as 25 polegadas ou menos até aos tamanhos grandes e ultra-grandes de 49 a 63 polegadas, a aquisição confere à Yokohama Rubber as tecnologias avançadas, o forte poder da marca e os serviços profissionais prestados por pessoal qualificado da antiga divisão Goodyear.
O comunicado indica igualmente que a aquisição é uma parte fundamental dos esforços da Yokohama Rubber para expandir a sua linha de produtos de pneus todo-o-terreno e as suas capacidades de produção e fornecimento em todas as categorias de OHT, incluindo pneus para máquinas de exploração mineira e de construção, uma vez que procura reforçar a sua posição no mercado e a sua competitividade no setor dos OHT e aumentar o seu valor empresarial.