Entre 5 e 7 de fevereiro, 24 empresas rumaram a Berlim para participar na Fruit Logistica, uma das maiores feiras internacionais de frutas e legumes.
A Fruit Logistica, que reúniu a indústria global do comércio de frutas, realizou-se em Berlim, na Alemanha. Portugal esteve representado através da Portugal Fresh - Associação para Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal, que dinamizou a participação coletiva de 24 empresas, organizações de produtores e parceiros, com a missão de destacar a excelência da produção nacional e abrir portas para novas oportunidades de negócio.
Segundo a Portugal Fresh as empresas portuguesas dão cartas na expansão internacional e as vendas para os mercados externos não têm parado de crescer. “Os últimos dados disponíveis indicam que, entre janeiro e novembro de 2024, as exportações de frutas, legumes e flores somam 2,36 mil milhões de euros, o que representa um aumento de 11% face ao mesmo período do ano anterior. A quantidade de produtos exportados seguiu a mesma tendência e cresceu 7,4% para 1.767.164 toneladas no mesmo período”, aponta a associação.
A Alemanha é o 4º principal destino das exportações nacionais de frutas, legumes e flores. Entre janeiro e novembro de 2024 as vendas para este mercado subiram 12,5% em valor, para 184 milhões de euros.
“As empresas portuguesas continuam a afirmar-se nos mercados internacionais, demonstrando a qualidade e competitividade dos nossos produtos. Os dados mais recentes, que revelam um crescimento de 11% nas exportações de frutas, legumes e flores até novembro de 2024, confirmam que o setor está a consolidar-se como um motor essencial da economia nacional e da nossa presença além-fronteiras”, conclui Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh.