O inquérito revela igualmente um elevado apreço dos cidadãos da UE pelos agricultores, com 92% a afirmarem que, na UE, a agricultura e as zonas rurais são importantes para o nosso futuro e 52% a considerarem-nas “muito importantes”. Mais de metade (56%) considera que o nível de apoio financeiro da UE aos agricultores para ajudar a estabilizar os seus rendimentos é adequado.
Além disso, uma esmagadora maioria dos inquiridos concorda com a importância de várias questões fundamentais: garantir um abastecimento alimentar estável na UE em todas as circunstâncias (94%), preços razoáveis dos alimentos para os consumidores (92%), gestão sustentável dos recursos naturais (91%) e reforço do papel dos agricultores na cadeia alimentar (90%).
O Comissário responsável pela Agricultura e Alimentação, Christophe Hansen, declarou: “congratulo-me com o facto de os cidadãos da União Europeia estarem a demonstrar uma sensibilização e um apoio sem precedentes à política agrícola comum. Esta política tornou-se um verdadeiro pilar da integração europeia e demonstra a importância dos agricultores e da agricultura na nossa sociedade. Os nossos cidadãos confiam nas nossas políticas para ajudar os agricultores a fornecer alimentos seguros, adotar práticas respeitadoras do ambiente e promover o emprego nas zonas rurais. Esta é uma verdadeira história europeia de sucesso, que está a moldar um futuro sustentável para todos”.
Este é o oitavo inquérito Eurobarómetro sobre “Os europeus, a agricultura e a PAC” e foi realizado nos 27 Estados-Membros da UE entre 13 de junho e 8 de julho de 2024. No total, foram entrevistadas 26.349 pessoas de diferentes grupos sociais e demográficos na sua língua nacional.