Este fórum reúne os principais atores do setor e agricultores de todo o mundo interessados neste tipo de soluções e nas suas aplicações na produção agrícola. Três dias intensos que incluem demonstrações ao vivo, conferências e oportunidades de networking.
As zonas de demonstração ao ar livre oferecem a oportunidade única de ver robôs agrícolas em condições reais, avaliando a sua eficiência e precisão em vários tipos de culturas. Este ano, haverá quatro zonas dinamizadas pela FR CUMA Occitanie (cooperativa de agricultores franceses), pela Associação RobaAgri, pela Agrobiopole (o campus universitário que acolhe a FIRA) e pela New Holland. Além disso, empresas como a Naïo Technologies e a Softirob plantaram várias parcelas com favas e rabanetes, a fim de demonstrar as capacidades dos seus robots agrícolas em condições reais.
Com um forte enfoque nos utilizadores finais, a World Fira 2025 posiciona-se como uma feira destinada aos produtores, para que obtenham as soluções certas para os seus desafios laborais e necessidades de produtividade. Este ano, contará com sessões de apresentação temáticas sobre as atuais necessidades de automação em culturas específicas e exemplos de utilização entre os produtores.
O perfil internacional está a aumentar ano após ano. Nesta ocasião, serão destacados os Países Baixos e as suas startups inovadoras e a cidade do Fundão (Portugal) que apresenta os seus fornecedores de tecnologias agrícolas inovadoras e as suas universidades.
O 6º Workshop Científico organizado pelo INRAe e RobAgri terá lugar no âmbito da World Fira 2025. Na sequência de um convite à apresentação de projetos provenientes de todo o mundo, as apresentações selecionadas serão organizadas em torno de três sessões: