A Veracruz alcançou um marco histórico ao se tornar a primeira produtora de amêndoas do mundo a receber a Certificação Regenerativa da A Greener World (AGW) pela sua gestão regenerativa. Segundo a empresa, este reconhecimento destaca o seu compromisso rumo à agricultura regenerativa e à preservação ambiental.
Desde a sua fundação, a Veracruz tem sido impulsionada pela missão de integrar práticas agrícolas com responsabilidade ambiental. Sediada na Beira Interior, a empresa cultiva mais de 1.300 hectares de amendoal. A obtenção desta certificação reflete a aposta em práticas regenerativas que vão além da preservação dos recursos naturais, da promoção da biodiversidade e da captura de carbono.
Sobre este reconhecimento Francisco Marques, engenheiro agrónomo e líder de I&D, refere que “o nosso percurso para a obtenção desta certificação foi orientado pela vontade de transformar a forma como produzimos as nossas amêndoas. A agricultura regenerativa não é apenas uma prática, mas uma filosofia que representa os nossos valores fundamentais”.
A Certificação Regenerativa da AGW é reconhecida por seus critérios rigorosos, que avaliam aspetos como saúde do solo, gestão da biodiversidade e equidade social. A Veracruz passou por uma auditoria independente para validar suas práticas regenerativas e a conformidade com os padrões da certificação.
“Práticas agrícolas regenerativas significam ecossistemas mais biodiversos, ar e água mais limpos e melhor tratamento para trabalhadores e animais. Estamos muito satisfeitos com a parceria com a Veracruz, o primeiro produtor mundial de amêndoas com certificação regenerativa da AGW, para certificar o trabalho positivo que estão a fazer para proteger e melhorar o ambiente local e as comunidades rurais, bem como para disponibilizar alimentos saudáveis e sustentáveis a todos”, afirma Wayne Copp, diretor executivo da AGW (Europa).