Foram revelados os números sobre o mercado de máquinas e reboques agrícolas em Portugal, nomeadamente referente ao mês de novembro de 2024. Os dados indicam que, no mês passado, o mercado de tratores agrícolas novos, em Portugal, caiu 27,1 por cento, relativamente ao mesmo mês de 2023, tendo sido matriculadas 451 unidades.
Já no que concerne à análise dos números acumulados (desde o início do ano), os números revelam que foram matriculados 5.409 tratores agrícolas em Portugal, o que correspondeu a um aumento de 15,5 por cento por comparação com o mesmo período do ano de 2023.
Quanto ao mercado de reboques agrícolas novos, em Portugal, verificou-se, no mês passado, um crescimento homólogo de 4,1 por cento, com 151 unidades matriculadas. Já no período acumulado assistiu-se a uma queda de 1,4 por cento, tendo sido matriculados 1.329 reboques.
Os números, por outro lado, referem que o mercado de quadriciclos e de empilhadores telescópicos novos, da categoria europeia T, ou seja, homologados como veículos agrícolas, em Portugal, registou um crescimento homólogo de 16,4 por cento, com 206 unidades a entrar ao serviço. Em termos acumulados, de janeiro a novembro de 2024, foram matriculadas no nosso país 2.692 unidades destas categorias de veículos agrícolas, o que correspondeu a um crescimento homólogo de 8,0 por cento.