Amanhã, dia 6 de dezembro, decorre a última Tertúlia do Montado de 2024, com o tema “Saúde do Solo: Uma Base para a Sustentabilidade do Montado”. Uma iniciativa que pretende compreender como promover a saúde do solo é fundamental para criar sistemas resilientes e planos de negócios inteligentes.
Sobre a iniciativa Helena Guimarães, investigadora do MED da Universidade de Évora, explica que ”há cerca de 8 anos criámos uma plataforma de trabalho coletivo dedicada à sustentabilidade do montado, um sistema agro-silvo-pastoril singular.“As Tertúlias do Montado promovem discussões e geram ações concretas, como novos projetos de investigação.
No caso concreto do projeto CI Montado Dehesas, Helena acrescenta que “desenhámos e implementámos um sistema de apoio ao produtor para melhorar a qualidade ambiental do montado. Este sistema, alinhado com a intervenção agroambiental 'Montado por Resultados', começou com o diagnóstico de três áreas do Montado de Monfurado, onde, com os produtores, definimos um plano de intervenção que já está em implementação e continuará em 2025. O solo é peça-chave neste processo, com análises orientadas pelo Professor Mário de Carvalho, cujas recomendações estão a ser aplicadas.”
Segundo a organização o objetivo é expandir este modelo de diagnóstico e intervenção a 140 produtores beneficiários da medida “Montado por Resultados”. Sendo que atualmente 55 produtores já demonstraram interesse em realizar análises ao solo e receber um diagnóstico detalhado.
O evento de amanhã será “será uma oportunidade única para compreender a ciência por trás deste trabalho”. Helena Guimarães sublinha que “com o Professor Mário de Carvalho, referência em agricultura de conservação, os participantes terão acesso a explicações claras e práticas sobre como agir de forma informada e eficiente, promovendo sistemas agrícolas resilientes".
Última Tertúlia do Montado de 2024