Apenas um terço dos projetos agrícolas em Portugal são liderados por mulheres. O Programa TalentA, que apoia o empreendedorismo feminino em áreas rurais, abriu inscrições para sua quinta edição, oferecendo prémios e apoio a iniciativas inovadoras no setor.
Já está aberto o prazo para apresentar projetos para a 5.ª Edição do Programa TalentA, uma iniciativa que, desde 2020, e após quatro edições, procura novos projetos a promover através de apoio financeiro, formação, aconselhamento e visibilidade.
A participação das mulheres é essencial para o futuro da agricultura em Portugal, mas ainda está abaixo do ideal. Dados do Ministério da Agricultura indicam que apenas 33% dos projetos agrícolas são liderados por mulheres. Para mudar esse cenário, o Programa TalentA, organizado pela Corteva Agriscience e pela CAP - Agricultores de Portugal, atribui um prémio de cinco mil euros ao projeto vencedor.
Além disso, as finalistas terão acesso a recursos estratégicos para implementar ideias inovadoras que enfrentem desafios como o despovoamento, preservação ambiental e transformação digital. O programa já capacitou mais de 1.200 mulheres de nove nacionalidades e, em Portugal, premiou 12 empreendedoras nas últimas quatro edições.
Ana Teresa Matos, vencedora da 4.ª edição, exemplifica o impacto do programa: “graças ao Programa TalentA consegui comprar o primeiro trator da minha exploração. Será um fator essencial à rentabilização e melhoria do estado produtivo das terras agrícolas, assim como na defesa contra incêndios”. O apoio foi determinante para o sucesso do projeto sustentável na Reserva do Vale Velho.
As inscrições para a 5.ª edição decorrem até 31 de janeiro de 2025. Os interessadas podem submeter a candidatura pelo site www.programatalenta.pt ou através do e-mail. As vencedoras serão anunciadas no Dia Internacional da Mulher, a 8 de março de 2025, reforçando a importância do protagonismo feminino na agricultura.