Informação profissional para a agricultura portuguesa

Kubota centra-se na autonomia, sustentabilidade e conetividade

18/11/2024

A Kubota escolheu Tarragona, na Espanha, para celebrar o seu 50.º aniversário na Europa, onde reuniu todos os seus concessionários, revelou novos produtos e deixou claro qual é o seu foco para os próximos anos: autonomia, sustentabilidade e conetividade.

Equipamento autónomo Kubota durante a Convenção em Tarragona
Equipamento autónomo Kubota durante a Convenção em Tarragona.

Autonomia, sustentabilidade e conetividade. Estes são os três principais objectivos que a Kubota tem em vista para os próximos anos. Isto foi confirmado durante o evento especial organizado em Port Aventura, Tarragona, para celebrar os seus 50 anos na Europa.

Mais de um milhar de pessoas, entre representantes das equipas comerciais, da rede de concessionários e da imprensa especializada, vieram de países europeus para conhecer as importantes novidades apresentadas e os planos estratégicos da empresa, que incluem tornar as inovações e a tecnologia acessíveis e económicas.

A festa teve lugar em Port Aventura
A festa teve lugar em Port Aventura.

O desenvolvimento da gama de tratores divide-se em dois grandes blocos: a gama compacta, que se estende até aos 50 cv, e o segmento 50-180 cv, no qual a transmissão contínua (KVT) assume um papel crescente, especialmente na Série M7, cujo décimo aniversário está a ser comemorado com uma edição especial de 50 unidades disponíveis a partir de novembro nos concessionários europeus.

A visão autónoma da empresa reflete-se no KFAST, desenvolvido pela empresa espanhola Pulverizadores Fede, na evolução do trator autónomo em diferentes potências e num porta-ferramentas autónomo de 72 cv, resultado de um acordo com a empresa dinamarquesa Agrointelli.

Outras linhas de futuro destacadas pelos responsáveis da multinacional japonesa são os tratores M5 Narrow e Super Narrow, o sistema de telemetria Kubota Connect, a gama de terminais ISOBUS, a tecnologia de sensores, o sistema TIM (Trator Implement Management) para a comunicação bilateral entre tratores e alfaias e até drones autónomos para a colheita de fruta.

Apresentação de novos produtos

Pulverizador autónomo KFAST (Kubota Fede Autonomous Spraying Technology). O conceito de robô KFAST, desenvolvido conjuntamente pela Kubota e pela Fede, aplica tratamentos de proteção das culturas de forma autónoma e oferece a opção de orientação por controlo remoto. O seu design estrutural e a tração às quatro rodas recentemente desenvolvida garantem um movimento suave, uma viragem precisa e um posicionamento exato nas linhas mais estreitas dos campos de culturas especializadas.

O KFAST aumentará substancialmente a produtividade e a eficiência do trabalho na plantação...
O KFAST aumentará substancialmente a produtividade e a eficiência do trabalho na plantação, uma vez que um único operador pode manusear quatro robôs ao mesmo tempo, permitindo também a realização de trabalho noturno.

Pode ser equipado com vários sistemas de ar para satisfazer as necessidades específicas de diferentes plantações. Os tratamentos em curso são monitorizados e visualizados na Specialty Crop Platform (SCP), a ferramenta digital de gestão agronómica da Fede. Além disso, o KFAST envia alertas em caso de incidente ou de parâmetros fora do intervalo, incluindo a deteção de pulverização vazia e de depósito de gasóleo para regressar autonomamente à estação para reabastecimento. Uma vez terminado o tratamento, todos os dados são registados, proporcionando uma verdadeira rastreabilidade e as informações necessárias para gerar o livro genealógico digital.

Trator compacto EK1-261 (versão hidrostática). Equipado com um motor a diesel de 24 cv, oferece uma condução simplificada através dos seus pedais de avanço e recuo, eliminando a necessidade de embraiagem. TDF independente, sistema hidráulico com uma capacidade de elevação traseira de 800 kg e um caudal de 19 L/min para as válvulas auxiliares. Além disso, a versão hidrostática dispõe de uma válvula de duplo efeito e de uma válvula de simples efeito, aumentando a sua versatilidade para a utilização com alfaias.

Esta novidade mantém muitas caraterísticas do modelo mecânico EK1-261, incluindo várias opções de pneus
Esta novidade mantém muitas caraterísticas do modelo mecânico EK1-261, incluindo várias opções de pneus.

O EK1-261 HST vem com uma garantia alargada de cinco anos e pode ser uma opção para trabalhos em municípios com orçamentos mais apertados. A Kubota também oferece uma gama dedicada de acessórios para o EK1-261, disponibilizando uma solução abrangente para várias tarefas de manutenção de terrenos.

Sistema de telemetria Kubota Connect. Permite a monitorização remota dos tratores, fornecendo informações em tempo real sobre o seu desempenho e localização. Esta nova solução telemática simplifica a programação de serviços e manutenção, melhora a prevenção de roubos e oferece funções de fácil utilização para uma melhor gestão global.

O Kubota Connect melhora a monitorização e a segurança da máquina
O Kubota Connect melhora a monitorização e a segurança da máquina.

Oferece acesso centralizado através de uma plataforma segura, permitindo-lhe monitorizar várias máquinas a partir de qualquer lugar, mesmo quando está em movimento. Ao integrar a tecnologia nas operações diárias, o Kubota Connect garante que os seus ativos mais importantes estão sempre protegidos, monitorizados e otimizados para um desempenho máximo.

Kubota Sync sistema de conetividade para alfaias. O Kubota Sync é o mais recente desenvolvimento da estratégia Kubota Connect, concebido para permitir a conetividade de todas as alfaias ISOBUS da marca. A funcionalidade do sistema transfere automaticamente os dados da alfaia para o Kubota FarmCentre, para um armazenamento seguro, controlo e análise, sem necessidade de sincronização manual.

O Kubota Sync será alargado a uma vasta gama de alfaias no próximo ano
O Kubota Sync será alargado a uma vasta gama de alfaias no próximo ano.

O Kubota Sync facilita a assistência técnica remota, permitindo aos concessionários analisar e resolver problemas à distância. Esta funcionalidade preenche a lacuna criada pela crescente distância física entre concessionários e clientes, proporcionando um apoio mais rápido e eficiente.

Cortador de relva com recolha central frontal FC4-441. Equipado com um novo motor diesel Kubota V1505-CR-TE5 de 4 cilindros e 44 cv, este modelo está em conformidade com o controlo de emissões Stage V com um DPF. Semelhante ao modelo maior FC4-451, possui duas gamas de velocidade capazes de atingir velocidades até 20 km/h, tração às 4 rodas permanente e um coletor de relva de 1.300 litros. Com transmissão hidrostática (HST), possui um motor no eixo dianteiro e outro no eixo traseiro.

O novo Kubota FC4-441 estará disponível nos concessionários a partir do primeiro trimestre de 2025
O novo Kubota FC4-441 estará disponível nos concessionários a partir do primeiro trimestre de 2025.

Novo design da coluna de direção para criar uma plataforma ampla e aberta para aumentar o espaço para as pernas. É fornecido de série com um assento suspenso a ar e uma consola lateral ergonómica para o controlo da máquina. Em termos de opções de corte, o FC4-441 oferece duas opções versáteis: uma plataforma de corte rotativa de 59 polegadas/150 cm ou uma plataforma de corte com lâmina 3 em 1.

Plataforma de corte de descarga traseira para o cortador de relva Z4-541. O Z4-541 possui uma plataforma de corte de aço de 54", grande e durável, com um sistema de descarga traseira de 3 lâminas concebido para melhorar o desempenho e a qualidade do corte. Inclui também um ajuste de altura com uma roda rápida e o sistema K-lift para uma fácil subida e descida da plataforma. A Kubota registou três patentes para inovações nesta plataforma, incluindo um novo fecho de correia de parafuso único e uma cobertura da polia para uma manutenção eficiente.

O design elimina a calha lateral mais larga encontrada nos modelos tradicionais para manobrar à volta de obstáculos e manter uma linha de visão clara...
O design elimina a calha lateral mais larga encontrada nos modelos tradicionais para manobrar à volta de obstáculos e manter uma linha de visão clara para a passagem seguinte.

A Z4-541 está equipada com um motor a gasolina Kawasaki V FS730-V que debita 24 cv. O design do motor V-twin permite que a máquina funcione de forma mais silenciosa e suave, com menos vibrações em comparação com a maioria dos motores monocilíndricos tradicionais. O para-choques traseiro “envolvente” proporciona uma proteção adicional e o engate de reboque traseiro de série é ideal para reboques ligeiros.

Charruas de aiveca Kubota RM6105V. Nova geração de charruas reversíveis suspensas, cujo design aerodinâmico do perfil das pernas e a distância de 80 cm sob a viga melhoram o fluxo do solo em condições de elevado teor de resíduos.

O Kubota RM6105V oferece lavoura em sulco e fora de sulco
O Kubota RM6105V oferece lavoura em sulco e fora de sulco.

Inclui o sistema Variomat para um ajuste fácil às larguras de trabalho preferidas 'em tempo real'. Dependendo do modelo, pode ser ajustado de 30 a 55 cm, oferecendo um grande desfasamento de até 3,85 m. O sistema Auto-line assegura resultados de lavoura consistentemente elevados, forças de tração reduzidas e um desgaste reduzido das peças.

Pulverizador de arrasto XTS4, novas caraterísticas. O XTS4 tem um centro de gravidade baixo e, em combinação com um eixo direcional, contribui para uma excelente estabilidade em diferentes condições de campo. A largura da via pode variar entre 1,50 e 2,25 metros em combinação com uma capacidade do depósito de 3.800 e 4.500 litros. Com uma capacidade de depósito de 5.300 litros, é possível um eixo direcional de 1,80 a 2,25 metros. Isto garante possibilidades máximas de direção com um raio de viragem apertado.

O indutor químico da XTS4 está adaptado para integrar o CTS diretamente na estação de enchimento
O indutor químico da XTS4 está adaptado para integrar o CTS diretamente na estação de enchimento.

Com o novo sistema iXflow-Pulse (modulação da largura de pulso) na XTS4, em combinação com a gama completa de barras de pulverização HSS para trabalhos pesados, é criado um equilíbrio entre o tamanho da gota, a cobertura da cultura e a deriva. O resultado é um espetro de tamanho de gota ótimo para obter a cobertura de cultura desejada, independentemente da alteração da velocidade ou da taxa de aplicação.

REVISTAS

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    04/12/2024

  • Newsletter Agriterra

    27/11/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial