A Kubota escolheu Tarragona, na Espanha, para celebrar o seu 50.º aniversário na Europa, onde reuniu todos os seus concessionários, revelou novos produtos e deixou claro qual é o seu foco para os próximos anos: autonomia, sustentabilidade e conetividade.
Autonomia, sustentabilidade e conetividade. Estes são os três principais objectivos que a Kubota tem em vista para os próximos anos. Isto foi confirmado durante o evento especial organizado em Port Aventura, Tarragona, para celebrar os seus 50 anos na Europa.
Mais de um milhar de pessoas, entre representantes das equipas comerciais, da rede de concessionários e da imprensa especializada, vieram de países europeus para conhecer as importantes novidades apresentadas e os planos estratégicos da empresa, que incluem tornar as inovações e a tecnologia acessíveis e económicas.
O desenvolvimento da gama de tratores divide-se em dois grandes blocos: a gama compacta, que se estende até aos 50 cv, e o segmento 50-180 cv, no qual a transmissão contínua (KVT) assume um papel crescente, especialmente na Série M7, cujo décimo aniversário está a ser comemorado com uma edição especial de 50 unidades disponíveis a partir de novembro nos concessionários europeus.
A visão autónoma da empresa reflete-se no KFAST, desenvolvido pela empresa espanhola Pulverizadores Fede, na evolução do trator autónomo em diferentes potências e num porta-ferramentas autónomo de 72 cv, resultado de um acordo com a empresa dinamarquesa Agrointelli.
Outras linhas de futuro destacadas pelos responsáveis da multinacional japonesa são os tratores M5 Narrow e Super Narrow, o sistema de telemetria Kubota Connect, a gama de terminais ISOBUS, a tecnologia de sensores, o sistema TIM (Trator Implement Management) para a comunicação bilateral entre tratores e alfaias e até drones autónomos para a colheita de fruta.
Pulverizador autónomo KFAST (Kubota Fede Autonomous Spraying Technology). O conceito de robô KFAST, desenvolvido conjuntamente pela Kubota e pela Fede, aplica tratamentos de proteção das culturas de forma autónoma e oferece a opção de orientação por controlo remoto. O seu design estrutural e a tração às quatro rodas recentemente desenvolvida garantem um movimento suave, uma viragem precisa e um posicionamento exato nas linhas mais estreitas dos campos de culturas especializadas.
Pode ser equipado com vários sistemas de ar para satisfazer as necessidades específicas de diferentes plantações. Os tratamentos em curso são monitorizados e visualizados na Specialty Crop Platform (SCP), a ferramenta digital de gestão agronómica da Fede. Além disso, o KFAST envia alertas em caso de incidente ou de parâmetros fora do intervalo, incluindo a deteção de pulverização vazia e de depósito de gasóleo para regressar autonomamente à estação para reabastecimento. Uma vez terminado o tratamento, todos os dados são registados, proporcionando uma verdadeira rastreabilidade e as informações necessárias para gerar o livro genealógico digital.
Trator compacto EK1-261 (versão hidrostática). Equipado com um motor a diesel de 24 cv, oferece uma condução simplificada através dos seus pedais de avanço e recuo, eliminando a necessidade de embraiagem. TDF independente, sistema hidráulico com uma capacidade de elevação traseira de 800 kg e um caudal de 19 L/min para as válvulas auxiliares. Além disso, a versão hidrostática dispõe de uma válvula de duplo efeito e de uma válvula de simples efeito, aumentando a sua versatilidade para a utilização com alfaias.
O EK1-261 HST vem com uma garantia alargada de cinco anos e pode ser uma opção para trabalhos em municípios com orçamentos mais apertados. A Kubota também oferece uma gama dedicada de acessórios para o EK1-261, disponibilizando uma solução abrangente para várias tarefas de manutenção de terrenos.
Sistema de telemetria Kubota Connect. Permite a monitorização remota dos tratores, fornecendo informações em tempo real sobre o seu desempenho e localização. Esta nova solução telemática simplifica a programação de serviços e manutenção, melhora a prevenção de roubos e oferece funções de fácil utilização para uma melhor gestão global.
Oferece acesso centralizado através de uma plataforma segura, permitindo-lhe monitorizar várias máquinas a partir de qualquer lugar, mesmo quando está em movimento. Ao integrar a tecnologia nas operações diárias, o Kubota Connect garante que os seus ativos mais importantes estão sempre protegidos, monitorizados e otimizados para um desempenho máximo.
Kubota Sync sistema de conetividade para alfaias. O Kubota Sync é o mais recente desenvolvimento da estratégia Kubota Connect, concebido para permitir a conetividade de todas as alfaias ISOBUS da marca. A funcionalidade do sistema transfere automaticamente os dados da alfaia para o Kubota FarmCentre, para um armazenamento seguro, controlo e análise, sem necessidade de sincronização manual.
O Kubota Sync facilita a assistência técnica remota, permitindo aos concessionários analisar e resolver problemas à distância. Esta funcionalidade preenche a lacuna criada pela crescente distância física entre concessionários e clientes, proporcionando um apoio mais rápido e eficiente.
Cortador de relva com recolha central frontal FC4-441. Equipado com um novo motor diesel Kubota V1505-CR-TE5 de 4 cilindros e 44 cv, este modelo está em conformidade com o controlo de emissões Stage V com um DPF. Semelhante ao modelo maior FC4-451, possui duas gamas de velocidade capazes de atingir velocidades até 20 km/h, tração às 4 rodas permanente e um coletor de relva de 1.300 litros. Com transmissão hidrostática (HST), possui um motor no eixo dianteiro e outro no eixo traseiro.
Novo design da coluna de direção para criar uma plataforma ampla e aberta para aumentar o espaço para as pernas. É fornecido de série com um assento suspenso a ar e uma consola lateral ergonómica para o controlo da máquina. Em termos de opções de corte, o FC4-441 oferece duas opções versáteis: uma plataforma de corte rotativa de 59 polegadas/150 cm ou uma plataforma de corte com lâmina 3 em 1.
Plataforma de corte de descarga traseira para o cortador de relva Z4-541. O Z4-541 possui uma plataforma de corte de aço de 54", grande e durável, com um sistema de descarga traseira de 3 lâminas concebido para melhorar o desempenho e a qualidade do corte. Inclui também um ajuste de altura com uma roda rápida e o sistema K-lift para uma fácil subida e descida da plataforma. A Kubota registou três patentes para inovações nesta plataforma, incluindo um novo fecho de correia de parafuso único e uma cobertura da polia para uma manutenção eficiente.
A Z4-541 está equipada com um motor a gasolina Kawasaki V FS730-V que debita 24 cv. O design do motor V-twin permite que a máquina funcione de forma mais silenciosa e suave, com menos vibrações em comparação com a maioria dos motores monocilíndricos tradicionais. O para-choques traseiro “envolvente” proporciona uma proteção adicional e o engate de reboque traseiro de série é ideal para reboques ligeiros.
Charruas de aiveca Kubota RM6105V. Nova geração de charruas reversíveis suspensas, cujo design aerodinâmico do perfil das pernas e a distância de 80 cm sob a viga melhoram o fluxo do solo em condições de elevado teor de resíduos.
Inclui o sistema Variomat para um ajuste fácil às larguras de trabalho preferidas 'em tempo real'. Dependendo do modelo, pode ser ajustado de 30 a 55 cm, oferecendo um grande desfasamento de até 3,85 m. O sistema Auto-line assegura resultados de lavoura consistentemente elevados, forças de tração reduzidas e um desgaste reduzido das peças.
Pulverizador de arrasto XTS4, novas caraterísticas. O XTS4 tem um centro de gravidade baixo e, em combinação com um eixo direcional, contribui para uma excelente estabilidade em diferentes condições de campo. A largura da via pode variar entre 1,50 e 2,25 metros em combinação com uma capacidade do depósito de 3.800 e 4.500 litros. Com uma capacidade de depósito de 5.300 litros, é possível um eixo direcional de 1,80 a 2,25 metros. Isto garante possibilidades máximas de direção com um raio de viragem apertado.
Com o novo sistema iXflow-Pulse (modulação da largura de pulso) na XTS4, em combinação com a gama completa de barras de pulverização HSS para trabalhos pesados, é criado um equilíbrio entre o tamanho da gota, a cobertura da cultura e a deriva. O resultado é um espetro de tamanho de gota ótimo para obter a cobertura de cultura desejada, independentemente da alteração da velocidade ou da taxa de aplicação.