Chaparro Agrícola e Industrial, S.L.
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Guardiãs da Natureza continuam a capacitar mulheres para o desenvolvimento sustentável

14/11/2024
Arranca nesta quarta-feira a 2.ª fase das Guardiãs da Natureza, um projeto que quer impulsionar 90 projetos que promovem o desenvolvimento sustentável do mundo rural e litoral.
Encerramento da formação das Guardiãs do Parque Natural do Litoral Norte, uma das iniciativas da primeira fase do projeto, em novembro de 2023...
Encerramento da formação das Guardiãs do Parque Natural do Litoral Norte, uma das iniciativas da primeira fase do projeto, em novembro de 2023.

A segunda fase do projeto Rede de Guardiãs da Natureza e Desenvolvimento Sustentável do Mundo Rural está prestes a começar. A iniciativa é promovida pela Associação para a Produção e Consumo Sustentável e a Economia Circular (Business as Nature). O objetivo é promover o envolvimento e a capacitação de mulheres como guardiãs da natureza e defensoras da sustentabilidade do mundo rural e litoral, além de as incentivar a desenvolver os seus próprios negócios ou atividade profissional nas sete áreas protegidas que integram este projeto.

Áreas que integram o projeto:

  • Parque Natural do Litoral Norte (concelho de Esposende)
  • Parque Natural de Montesinho
  • Parque Natural da Serra da Estrela
  • Reserva Natural das Dunas de São Jacinto / Reserva Natural do Paul da Arzila
  • Parque Natural do Estuário do Sado
  • Parque Natural do Vale do Guadiana
  • Parque Natural da Ria Formosa

A primeira fase do projeto envolveu mais de 500 mulheres, capacitou mais de uma centena de candidatas e permitiu que cerca de 90 conseguissem dar seguimento a um negócio nos territórios de intervenção que integram o projeto, explicam os promotores. Segue-se agora a segunda fase, que irá ajudar estas guardiãs a consolidar o planeamento dos seus negócios, por um lado, e reforçar o trabalho em rede, por outro lado, através da partilha de conhecimento, competências e recursos, de forma a potenciar o projeto de cada uma.

“Projetos que incentivam o uso de produtos endógenos, como o trigo barbela, ou a recuperação de viveiros inativos na Serra da Estrela para proteger espécies nativas são exemplos inspiradores criados a propósito deste projeto. Estes, e muitos outros, estão a demonstrar às populações locais, no dia a dia, a importância real da proteção ambiental para o desenvolvimento sustentável do mundo rural e litoral”, explica Susana Viseu, fundadora da Business as Nature.

A segunda fase “será fundamental para que as guardiãs consolidem o planeamento dos seus projetos, para que os possam apresentar futuramente a potenciais financiadores ou parceiros. Não queremos que estes projetos fiquem no papel. Queremos que passem à ação e que o façam de uma forma sustentada e em rede, pois desta forma conseguirão apresentar uma evolução mais rápida”, acrescenta.

A iniciativa conta com o apoio do Crédito Agrícola e permitirá concretizar um conjunto de ações para apoiar a estruturação dos projetos de intervenção das guardiãs, como a realização de quatro bootcamps, quatro masterclasses, a criação de uma bolsa de mentores e a realização de encontros de apresentação a potenciais parceiros e/ou financiadores. Nesta segunda fase serão ainda criadas iniciativas locais, uma bolsa de voluntariado e um Encontro Nacional de Guardiãs.

O projeto arrancou em junho de 2023 e contou com o apoio do Fundo Ambiental e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, a que se junta nesta segunda fase o Crédito Agrícola e a Transtejo Soflusa.

REVISTAS

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    20/11/2024

  • Newsletter Agriterra

    13/11/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial