Informação profissional para a agricultura portuguesa

AdvisoryNetPEST estabelece redes nacionais de técnicos de aconselhamento agrícola

15/11/2024

Em Portugal os técnicos de aconselhamento agrícola que trabalhem no setor da vinha e das culturas hortícolas e queiram aderir à rede já o podem fazer. O projeto é financiado pelo programa Horizonte Europa e coordenado pela Consulai.

Figura 1: AdvisoryNetPEST numa visita de campo à AGROMAIS, no âmbito da reunião de lançamento do projeto, em fevereiro de 2024...
Figura 1: AdvisoryNetPEST numa visita de campo à AGROMAIS, no âmbito da reunião de lançamento do projeto, em fevereiro de 2024.

O projeto AdvisoryNetPEST visa promover o reforço dos serviços de aconselhamento técnico na União Europeia (UE) e disseminar novas abordagens que contribuam para a redução do uso e dos riscos dos pesticidas em todos os Estados-membros. Trata-se de um projeto europeu financiado pelo programa Horizonte Europa, coordenado pela Consulai, e com a duração de cinco anos, que teve início em janeiro de 2024.

O projeto criará uma rede de técnicos de aconselhamento agrícola, abrangendo os 27 Estados-membros da UE e o Reino Unido, todas as regiões pedoclimáticas da Europa e os setores agrícolas mais relevantes (culturas arvenses, viticultura, fruticultura e horticultura, floricultura e culturas ornamentais).

Figura 2: O consórcio do AdvisoryNetPEST reunido na reunião de lançamento do projeto, em fevereiro de 2024
Figura 2: O consórcio do AdvisoryNetPEST reunido na reunião de lançamento do projeto, em fevereiro de 2024.

Os objetivos específicos do projeto são:

  • Estabelecer uma rede de técnicos de aconselhamento agrícola na UE;
  • Identificar e selecionar novas abordagens que contribuam para a redução do uso e dos riscos dos pesticidas, de modo a serem adaptadas e replicadas na UE;
  • Promover a partilha de conhecimento;
  • Comunicar e divulgar essas novas abordagens, incentivando a adoção de soluções inovadoras pelos agricultores.
Figura 3...
Figura 3: Os países envolvidos no projeto AdvisoryNetPEST (27 Estados-Membros e o Reino Unido), nos quais serão estabelecidas redes de técnicos de aconselhamento agrícola.

O conceito de novas abordagens é definido no projeto AdvisoryNetPEST como estratégias que contribuem para redução da utilização e dos riscos dos pesticidas no setor agrícola, e que não sejam inteiramente inovadores, ou seja, que tenham sido testadas em, pelo menos, algumas explorações agrícolas.

Neste momento, o projeto encontra-se a estabelecer as redes nacionais de técnicos de aconselhamento agrícola. Em Portugal, a rede irá focar-se nas culturas hortícolas e na vinha.

As vantagens de integrar a rede do projeto AdvisoryNetPEST incluem:

• Integração numa rede europeia de técnicos de aconselhamento, especializados na redução do uso e dos riscos dos pesticidas;

• Participação em visitas de campo em países da UE (duas visitas por ano, entre 2025 e 2027);

• Participação em eventos de demonstração e formações focados nas novas abordagens a desenvolver (um por ano, entre 2026 e 2028).

As atividades do projeto mencionadas serão focadas nas novas abordagens selecionadas em cada país, ou seja, vão incidir na discussão e demonstração de estratégias que contribuam para a redução do uso e dos riscos dos pesticidas, que no caso de Portugal serão aplicáveis para os setores da vinha e das culturas hortícolas.

Os técnicos de aconselhamento agrícola que trabalhem no setor da vinha e das culturas hortícolas e que tenham interesse em integrar a rede do projeto AdvisoryNetPEST ou obter mais informações sobre o projeto, podem inserir os seus contactos neste link.

REVISTAS

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    04/12/2024

  • Newsletter Agriterra

    27/11/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial