Adiciona o Okuma Multus U4000 à sua frota de tornos e centros CNC
A Chaparro Agrícola e Industrial anunciou a adição da máquina multitarefa Okuma Multus U4000 à sua frota de tornos e centros CNC, com o objetivo de fornecer soluções de maquinação de alta qualidade.
A Chaparro Agrícola e Industrial deu mais um passo para se posicionar na vanguarda da tecnologia. Desta vez, com a adição da Okuma Multus U4000 à sua gama de tornos e centros CNC.
Trata-se de uma máquina multitarefa com trocador automático de ferramentas e opção de sub-eixo e torre inferior. Graças ao contra-eixo e à torre de ferramentas inferior, é possível efetuar maquinações simultâneas e sincronizadas. “Permite-nos ter sempre o controlo da ponta da ferramenta, fazendo interpolações para obter acabamentos muito bons”, explica Carlos Chaparro, diretor de produção.
Os amplos percursos transversais e os potentes acionamentos do fuso são adequados mesmo para aplicações complexas, incluindo a maquinação simultânea de até cinco eixos. Inclui o sistema anti-colisão, uma moderna geração de controlo OSP e um ecrã tátil de 19" com painel de utilizador ergonómico.
“Desde 2020, quando adquirimos a primeira máquina multitarefa, vimos que o mercado precisava de uma mudança ao nível da maquinagem, porque nos permite terminar peças num único processo e vemos que há necessidade suficiente tanto no nosso produto como no produto industrial existente”, explica Carlos Chaparro.
A Okuma Multus U4000 “abre um leque de possibilidades para peças que anteriormente não conseguíamos produzir devido à falta de capacidade e de maquinaria”, diz o diretor de produção. Desta forma, pode fabricar peças complexas para máquinas agrícolas e industriais que exigem acabamentos de superfície muito especiais e rigorosos. “Também fazemos trabalhos de maquinação para terceiros nos sectores agrícola, industrial e ferroviário”, explica Carlos Chaparro.
Em suma, a empresa de Toledo tem à sua frente novos projetos diretamente centrados nesta máquina e, ao mesmo tempo, aliviará a carga de trabalho do resto do equipamento.
Com este acréscimo, Chaparro dispõe agora de 11 máquinas de controlo numérico, três das quais multitarefas, e cinco tornos, alguns automatizados e outros com duas cabeças ou cabeçotes hidráulicos, cada um com a sua própria funcionalidade. Para além disso, dispõem também de máquinas de entalhar e centros verticais.