A Associação Portuguesa da Castanha (RefCast) lançou oficialmente a Gala da Castanha 2024. O encontro terá lugar, a 30 de novembro, na Alfândega do Porto
Agendada para o dia 30 de novembro, na Alfândega do Porto, a Gala da Castanha visa destacar a castanha como um “produto nobre que deve ser valorizado como tal”, nas palavras de Carlos Ramos, da direção da RefCast. “Queremos levar a castanha a locais onde não é produzida, onde é menos conhecida, da montanha para as cidades,” acrescentou, sublinhando o objetivo de ampliar o reconhecimento deste fruto fora das regiões de produção.
Este evento de celebração e reconhecimento irá premiar projetos de excelência nas áreas de comunicação, cultura, inovação agroalimentar, gastronomia e governança. As candidaturas para os prémios já estão abertas, e os interessados podem submeter as suas propostas até 6 de novembro.
No lançamento da Gala da Castanha 2024, num evento na Colónia Agrícola Martim Rei, no Sabugal, o presidente da autarquia, Vítor Proença, salientou que a castanha é um dos principais produtos endógenos da região, com cerca de 760 hectares de cultura, apoiados por ações de formação para cerca de 300 produtores locais. “O Sabugal, com um mercado que gera milhões de euros anualmente, é exemplo vivo da força deste setor em crescimento”, assegura.
A Gala da Castanha será o ponto alto de uma série de iniciativas que visam modernizar e dar notoriedade à castanha portuguesa.