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Investimentos avultados desde 2017, na sequência do regresso à atividade agrícola

Continental: sete anos de crescimento sustentável no setor agrícola de Lousado

Ángel Pérez16/10/2024

No sétimo aniversário do seu regresso à atividade agrícola, a Continental organizou um encontro com a imprensa internacional em Lousado (Portugal), onde detalhou o crescimento alcançado pela empresa neste período e deu a conhecer uma das suas fábricas mais inovadoras e sustentáveis.

Máquinas autónomas e trabalho humano coabitam na fábrica de pneus especiais
Máquinas autónomas e trabalho humano coabitam na fábrica de pneus especiais.

Sete anos é tempo suficiente para a Continental fazer um balanço. Em 2004, a multinacional alemã vendeu o seu segmento de pneus agrícolas à Mitas e, 13 anos depois, regressou ao sector de forma decidida, ambiciosa e determinada.

Nas suas instalações em Lousado (Portugal), adquiridas em 1990 e onde já produzia uma vasta gama de pneus, em 2017 montou uma nova fábrica onde produz toda a sua vasta gama de pneus agrícolas, conseguindo lançar mais de 110 produtos em nove linhas diferentes.

No ano passado, foram produzidos em Lousado 48...
No ano passado, foram produzidos em Lousado 48.732 pneus para máquinas agrícolas e todo-o-terreno (OTR) e 18,94 milhões de pneus de consumo (ligeiros de passageiros, carrinhas e 4x4-SUV).

Neste período, a empresa evoluiu significativamente, expandindo a sua atividade com um investimento inicial de 49,9 milhões de euros. De 40.500 m2 de área coberta em 1990, passou para cerca de 389.494 m2 e mais 409.656 m2 de área de armazém exterior. O número de efetivos passou de 787, em 1995, para 2.706 no final do ano passado.

Atualmente, a empresa produz uma vasta gama de pneus, desde pneus de 14“a 22” para veículos de passageiros, até pneus especializados para aplicações agrícolas, portuárias e de movimentação de terras até 50”. O volume está a aumentar de forma constante no segmento CAR+VAN e, sobretudo, aumentou significativamente nos últimos anos no segmento dos pneus especiais.

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Compromisso com a sustentabilidade

A própria empresa aponta Lousado como uma das suas fábricas mais avançadas e sustentáveis. É certificada pelo ISCC PLUS (International Sustainability and Carbon Certification), um reconhecimento fundamental pela sua adesão a rigorosos padrões de sustentabilidade e rastreabilidade de matérias-primas, reforçando ainda mais o objetivo da Continental de utilizar materiais 100% sustentáveis até 2050.

Entre as inovações sustentáveis implementadas em Lousado está a utilização de uma caldeira que converte eletricidade em vapor praticamente sem perdas, otimizando a utilização de energia e reduzindo as emissões de CO2. Parte desta eletricidade é gerada por sistemas fotovoltaicos instalados na própria fábrica.

A este respeito, a Continental comprometeu-se globalmente a reduzir o consumo de energia e de água, bem como a eliminar a utilização de combustíveis fósseis nas suas fábricas de produção de pneus até 2025. Além disso, até 2030, a empresa tem como objetivo recuperar 95% dos resíduos gerados nas suas instalações e reduzir o seu consumo de água em 50%, com especial ênfase nas áreas com stress hídrico.

A este respeito, outra iniciativa implementada é a Be Energy Efficient (BEE), que tem como objetivo aumentar a eficiência energética das suas operações, melhorar as condições de trabalho e reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, as necessidades de manutenção e os custos globais de energia. O projeto SWIM (Sustainable Water Initiative in Manufacturing) da Continental visa reduzir o consumo de água em todas as fábricas em 20% até 2030, com soluções técnicas de reutilização e reciclagem.

Três instalações diferenciadas

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Lousado é composto por várias fábricas numa única instalação, e o contraste entre elas é notável. No PLT (automóvel de passageiros, carrinha e 4x4-SUV), a parte manual do processo, centrada na mistura, preparação e controlo de qualidade, é combinada com a parte automatizada, introduzida na construção e vulcanização dos pneus.

No entanto, basta olhar para a moderna fábrica CST (Commercial Specialty Tires) para maquinaria agrícola, operações portuárias e manuseamento de materiais para ver uma maior pegada e um maior grau de robotização.

O ambicioso programa de investimento em Lousado levou à criação de um centro de testes para pneus todo-o-terreno, incluindo pneus agrícolas. As instalações, amplas, modernas e bem equipadas, permitem que os produtos sejam submetidos a testes rigorosos, sem interrupção, durante o tempo necessário.

Investimentos em I&D

A Continental realizou um estudo denominado “Agricultura em transição”, no qual conseguiu descobrir os principais desafios que os produtores enfrentam nos próximos anos, a fim de poderem adaptar as suas ofertas de produtos a estas exigências. 72% dos inquiridos sublinharam a pressão sobre os preços, 69% referiram-se aos solos pobres e 68% à qualidade e disponibilidade do equipamento mecânico.

Os requisitos para os pneus diferem consoante o tipo de trabalho a efetuar. Nos transportes, por exemplo, é exigida uma menor resistência ao rolamento, precisão de direção, estabilidade, segurança de travagem e capacidade de flexão mesmo em condições de chuva. No campo, por outro lado, a procura é de pneus que sejam resistentes a condições exigentes do solo e a volumes de carga variáveis, transmissão eficiente de potência e proteção ótima do solo graças a uma menor compactação.

A Continental admite que os investimentos em tecnologia sustentável requerem custos iniciais elevados, mas são viáveis a longo prazo, porque os produtos de alta qualidade, como os seus pneus agrícolas premium, oferecem poupanças a longo prazo através da durabilidade, manutenção reduzida e capacidade de melhorar a eficiência operacional.

Harm-Hendrik Lange apresentou pormenores sobre os investimentos em I&D
Harm-Hendrik Lange apresentou pormenores sobre os investimentos em I&D.

Algumas das suas tecnologias inovadoras aplicadas ao sector agrícola são:

  • Tecnologia N.flex. Invólucro de nylon flexível que proporciona uma maior robustez, absorvendo qualquer impacto através do alongamento e recuperando a sua forma original sem sofrer deformações permanentes.
  • Tecnologia d-fine. Aumenta a superfície dos talões em 5% em relação a um pneu normal.
  • Tecnologia do talão: Produzido com um único cordão, o talão Continental tem menos borracha para melhorar a resistência e aumentar a capacidade de flexão da parede lateral.
Ivonne Bierwith, diretora de negócio de pneus agrícolas da Continental
Ivonne Bierwith, diretora de negócio de pneus agrícolas da Continental.

“Tempos turbulentos”

Embora os responsáveis da Continental estejam confiantes na evolução que a fábrica de Lousado pode continuar a apresentar nos próximos anos, reconhecem que o setor agrícola vive “tempos turbulentos”.

Ivonne Bierwith, diretora de negócio de pneus agrícolas da Continental, observa uma tendência de queda no investimento em máquinas agrícolas a partir de 2021, em grande parte devido ao aumento da inflação. No caso específico dos tratores, prevê um crescimento no segmento de mais de 240 cv e uma estabilidade na gama de 150-240 cv. As perspetivas são negativas para as potências inferiores. A nível geral, Bierwith nota um certo movimento da procura “em direção aos pneus mais baratos”, referindo-se aos pneus importados da Ásia.

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