A Escola Superior Agrária de Santarém (ESAS) tem, desde o início do ano letivo, um novo curso técnico superior profissional (TESP), de Técnicas de Produção Integrada em Hortofrutícolas.
A Escola Superior Agrária, do Instituto Politécnico de Santarém (ESAS) tem um novo curso, em Alcobaça. Para a criação de dois cursos, foi criado um consórcio inovador para o funcionamento de Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TESP) na área agroalimentar.
O projeto resulta da colaboração entre a ESAS, o Município de Alcobaça, a Universidade de Coimbra, a Escola Profissional Agrícola e de Desenvolvimento Rural de Cister (EPADRC) e o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV).
O consórcio tem como objetivo promover a formação de excelência em práticas agrícolas sustentáveis, bem como preparar os alunos para os desafios do setor agrícola contemporâneo.
A nova oferta formativa consta de dois cursos TESP, um em Tecnologias de Produção Integrada em Hortofrutícolas, que arrancou este ano letivo (2024/25), e o TESP em Inovação Gastronómica, que iniciará no ano letivo (2025/26).
Este ano letivo, os espaços formativos serão partilhados entre as instalações do Centro de Estudos Superiores da Universidade de Coimbra em Alcobaça (CESUCA) e a EPADRC, em Alcobaça, bem como, os campos experimentais do INIAV.