O Grupo Syngenta anunciou o lançamento do Cropwise AI, no World AgriTech Innovation Summit, em Londres. Deste modo será integrada inteligência artificial generativa na plataforma Cropwise.
O Cropwise AI é um sistema de Inteligência Artificial Generativa (IAGen) de ponta projetado para aumentar a eficiência dos técnicos agrícolas e agricultores na escolha das melhores práticas de gestão das culturas.
Recorrendo a algoritmos avançados de aprendizagem automática e análise de dados, o Cropwise AI capacita os produtores com informação detalhada e robusta para a tomada de decisão com vista a otimizar a produtividade das culturas, melhorar a sustentabilidade e impulsionar a rentabilidade.
O Cropwise AI está atualmente disponível para grupos selecionados de clientes nos EUA e no Brasil e deverá chegar à Europa num futuro próximo.
O Cropwise AI recorre à vasta biblioteca de ‘Modelos Agronómicos’ alojados no Cropwise Insight Engine, que inclui mais de 20 anos de informação meteorológica, condições do solo, mais de 80 mil observações sobre as fases de desenvolvimento das culturas e histórico de produtividade de ensaios de investigação e desenvolvimento (I&D) e ensaios de campo.
Toda esta informação está integrada com a ampla experiência agronómica da Syngenta. Combinado com um grande modelo de linguagem (LLM) multilíngue, o sistema faz recomendações à medida para aplicação precisa de fatores de produção, posicionamento de produtos e estratégias para controlo de pragas e doenças numa linguagem simples e fácil de entender.
A combinação única de dados e modelos ajuda os agricultores a tomar melhores decisões. Utilizando os modelos de recomendação de sementes da Syngenta, a Cropwise AI ajuda os produtores a aumentar a produtividade até 5%.
No início deste ano, o lançamento do GHX 2.0 com integração de inteligência artificial no Cropwise permitiu explorar todo o potencial dos dados dos agricultores. A atualização da aplicação GHX 2.0 permite agora que os utilizadores façam perguntas e obtenham respostas sobre produtos e desafios agronómicos, por exemplo doenças com elevado impacto, como a provocada pelo fungo Rhytisma acerinum.
Os principais recursos do Cropwise AI incluem:
E, no futuro, as capacidades serão expandidas: