A Federação Nacional de Regantes de Portugal (Fenareg) e a Associação de Beneficiários da Cova da Beira organizam nos próximos dias 26 e 27 de novembro, no Fundão, as ‘XV Jornadas Fenareg | Encontro Regadio 2024’.
No dia 26 de novembro terá lugar uma conferência, no Hotel Alambique, na qual estarão presentes entidades gestoras dos aproveitamentos hidroagrícolas de todo o país, que representam mais de 95% do regadio coletivo público, autoridades do setor e agricultores da região. O programa já está disponível e as inscrições abertas.
Em cima da mesa estarão as preocupações atuais com a gestão e armazenamento da água e a resiliência hídrica, que são cada vez mais preponderantes, bem como a urgência da modernização do regadio a impor-se como esforço nacional. A reprogramação do PRR no contexto do regadio público nacional e a elaboração de um novo plano de armazenamento e de distribuição eficiente da água para a agricultura serão também temas que irão a debate.
Temas como ‘Água que Une’, ‘Plano Rega e Investimento’ e ‘Estratégia para o Regadio no Horizonte 2030’ vão dar o mote a apresentações e debates ao longo da conferência. Serão também debatidos os projetos emblemáticos de aproveitamento hidroagrícola da região.
O segundo dia das jornadas, 27 de novembro, será marcado pela reunião de assembleia geral da Fenareg e por uma visita ao aproveitamento hidroagrícola da Cova da Beira e à Barragem da Meimoa.